Consumo exagerado de sal aumenta risco de hipertensão em saudáveis

Uso de sal light ou temperos à base de ervas podem ser alternativas

Brasileiros costumam ingerir 12 gramas de sal por dia, enquanto índice tolerável é de cinco a seis gramas
Brasileiros costumam ingerir 12 gramas de sal por dia, enquanto índice tolerável é de cinco a seis gramas Foto: Fernando Gomes

Quem sofre de pressão alta bem sabe a importância de comer bem sem abusar do sal. O uso de sal light ou a substituição do saleiro na mesa por temperos à base de ervas podem ser boas alternativas para os hipertensos.

O excesso de sódio no organismo ?  a substância é um dos principais componentes do sal refinado ? aumenta a pressão arterial. Portanto, o consumo exagerado também aumenta os riscos de pessoas saudáveis desenvolverem hipertensão.

Apesar de ser uma doença de base genética, a hipertensão está associada a alguns fatores de risco, como o consumo exagerado de sal e de álcool e a obesidade, segundo a cardiologista Maria Teresa Nogueira Bombig. Ela destaca que os hipertensos têm mais chances de ter acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto.

::: Brasileiros costumam colocar muito sal na comida. Enquanto o índice diário tolerável de sal para pessoas saudáveis é de cinco a seis gramas, costumamos ingerir 12 gramas.

::: O crescimento do consumo de produtos industrializados também traz mais sódio à dieta. Embutidos e enlatados devem ser evitados.

::: Diminua o uso de sal optando por temperos como manjericão, orégano e cebola.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna