Donna - ir para home

Cor da lente do óculos de sol deve ser escolhida para favorecer a visão

Além das tradicionais pretas, as cinzas ou castanhas podem ser uma boa opção

Lentes acinzentadas são mais confortáveis para os olhos do que as pretas
Lentes acinzentadas são mais confortáveis para os olhos do que as pretas Foto: Félix Zucco

Assim como maiôs, biquínis e sungas, os óculos escuros estão entre os acessórios que as pessoas mais gostam de adquirir quando chega a temporada de sol. Seja para estar na moda, seja porque os óculos atuais estão desgastados, é preciso ter um mínimo de informação para não investir num acessório que pode prejudicar a visão, ao invés de proteger contra os raios ultravioleta.

De acordo com o doutor Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, óculos de sol sem boa procedência não oferecem garantia de proteção UV, não passam por tratamento antirrisco, antirreflexo ou polarização. Tem mais: a irregularidade da superfície das lentes pode causar desconforto visual, dor de cabeça e astigmatismo – deformidade da córnea que torna a visão desfocada para perto e para longe.

? Desconfie das lojas que oferecem óculos de sol a preços populares, porque as lentes podem não ser de boa procedência. Por consequência, fuja das bancas de camelôs e tome cuidado dobrado ao comprar via internet. Nesse caso, explore todo o site, a qualidade dos produtos que oferece e, inclusive, os testemunhos de quem já comprou. É importante que o acessório tenha o selo holográfico da Abióptica, que garante sua procedência ? diz.

A exposição aos altos índices de UV, de acordo com o oftalmologista, também provoca degeneração macular – doença que afeta a parte central da retina, membrana posterior dos olhos onde as imagens são transmitidas para o nervo óptico. A doença é mais comum em pessoas de olhos claros e também pode estar relacionada às alterações na circulação, que matam as células da retina. Ainda não existe tratamento eficaz para alterações retinianas. Por isso, a prevenção com lentes protetoras ainda é o melhor remédio.

Na hora de escolher seus óculos de sol, evite as lentes pretas, dando preferência a uma cor que favoreça suas atividades e sua visão. Veja as mais usadas:

- Cinza: são usadas para várias atividades, fazendo com que o usuário sinta-se à vontade e confortável

- Âmbar e castanho: são indicadas para dirigir, já que oferecem uma boa noção de contraste e profundidade

- Verde: as lentes verdes filtram pouca luz azul, mas oferecem melhor visão de contraste. É a cor mais adequada para a população acima dos 60 anos, período em que começamos a perder a visão de contraste

- Púrpura: são a melhor opção para quem pratica esqui ou caça, porque aumentam a visão de contraste em ambientes com fundo azul ou verde

- Amarela: as lentes amarelas bloqueiam a luz azul e reduzem o ofuscamento de motoristas no lusco-fusco do entardecer. Entretanto, são inadequadas durante o dia, já que reduzem a visão de contraste em ambientes com muita luminosidade.

Conrad Murray na corte de Los Angeles

Médico de Michael Jackson decide não depor em seu julgamento

Matéria anterior
Mães tendem a imitar os hábitos de consumo das filhas mais que o contrário

Mulheres usam mais cartão de crédito que os homens

Próxima Matéria