Culinarista ensina receitas para deixar o lanche do seu filho mais saudável

Quando não é possível trocar as fritas pela maçã, ofereça muffin de milho e achocolatado funcional

Foto: Divulgação

Hábitos saudáveis adquiridos na infância garantem mais qualidade na vida adulta. Ok, isso todo mundo sabe, certo? O grande desafio muitas vezes é colocar isso em prática. Mas se nem sempre é possível convencer os pequenos a trocarem a batata frita pela maçã, que tal oferecer um hambúrguer mais natural e acholatado funcional?

Esta é a proposta da culinarista funcional Lidiane Barbosa, que ensina cada vez mais famílias a mudarem seus pratos, sabores e paladares e, principalmente, seu conhecimento em relação àquilo que colocam na dispensa:

– A criança não vai sozinha ao supermercado, não tem o poder de decisão e nem paga conta. As crianças têm vontades, assim como os adultos, mas cabe a nós oferecermos as opções mais saudáveis, ensinando que podemos comer bolos, biscoitos e muitas guloseimas de uma forma natural e saudável.

Lidiane garante que preparações integrais, sem glúten, sem leite, sem soja e se houver a necessidade, sem açúcar também, podem ser muito saborosas. Confira abaixo quatro receitas que com certeza vão fazer sucesso na hora do lanche.

***Muffin de milho***

Ingredientes:

150 gr de milho verde cozido
1 ovo
½ xícara de farinha de arroz (100 gr)
¼ de xícara de polvilho azedo (60 gr)
½ xícara de leite vegetal
3 colheres de sopa de manteiga ghee
1 pitada de sal
1 colher de chá de erva doce
1 pitada de noz moscada
2 colheres de sopa de semente linhaça
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Em um liquidificador bata o milho verde. Misture a farinha de arroz e o polvilho azedo, o leite, e a manteiga ghee. Bata o ovo na batedeira até formar um creme fofo. Reserve. Acrescente à mistura do milho, o ovo fofo, o sal, a pimenta, a noz moscada, a linhaça, a erva doce e o fermento. Coloque em forma de muffins e leve ao forno pré aquecido a 150º por 20 minutos.

***Achocolatado funcional***

Ingredientes:

150ml de “leite” vegetal – arroz, macadâmia, amêndoas, castanha, coco
1 colher de sopa de maple ou açúcar de coco
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de café de fava (extrato) de baunilha

Modo de Preparo:

Leve ao fogo o “leite”, o maple e a baunilha. Quando ferver, acrescente o cacau. Para fechar mais cremoso, acrescente 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde, bata no liquidificador (se o copo do aparelho for de plástico, espere esfriar).

***Hambúrguer funcional***
(com pão de hambúrguer sem glúten)

Ingredientes para farinha especial:

450 gr de farinha de arroz
115 gr de fécula de batata
60 gr de maisena
4 colheres de chá de goma xantana

Misturar todas as farinhas e reservar.

Ingredientes:

450 gr de mistura de farinhas especial
2 colheres de chá de fermento para pão
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de vinagre de maçã
1 ovo
300 ml de água quente – aproximadamente
+ 1 ovo batido para pincelar

Modo de preparo:

Peneire a mistura de farinhas, o sal, o açúcar e acrescente o fermento. Abra um buraco no meio da farinha e junte: o vinagre e o ovo batidos. Acrescente a água aos poucos e vá mexendo levemente com as mãos. Faça delicadamente bolinhas, faça risquinhos com uma faça e deixe descansar dentro do microondas (desligado) por 1 hora. Pincele com o ovo e polvilhe o gergelim. Leve ao forno pré-aquecido a 220 por 35 minutos. Abra os pães no meio e recheie com hambúrguer.

*** Hambúrguer funcional de carne e frango***

Ingredientes:

450g de carne moída ou de frango
½ cebola roxa picadinha
½ xícara quinoa em flocos
200 gr de purê de abóbora
½ abobrinha ralada
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

Papel manteiga

Modo de preparo:

Lave a abóbora e a abobrinha. Rale a abobrinha e faça um purê com a abóbora. Pique a cebola. Em uma tigela grande misture com uma colher a carne, a quinoa, a cebola picada, o purê de abóbora e a abobrinha picada, osal e o azeite de oliva. A massa deve ficar úmida. Modele oito hambúrgueres e deixe descansar sobre um papel manteiga em uma forma. Leve ao forno para assar até estarem corados e cozidos (aproximadamente 20 minutos a 180º C). Pode congelar os hambúrgueres crus (deixe na geladeira por 4 horas antes de subir ao freezer, para que eles fiquem mais durinhos para congelar) a ou fazer bolinho de carne.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna