De mau humor? Vá pegar um sol

Céu iluminado provoca uma reação em cadeia depois de muitos dias de mau tempo

Lisandra, a sobrinha e a amiga se divertem dentro da água
Lisandra, a sobrinha e a amiga se divertem dentro da água Foto: Felipe Carneiro

O bom humor voltou! E a causa é simples: a presença do sol. Basta ele aparecer para criar um surto coletivo de alegria. Em uma voltinha à beira-mar, percebemos o efeito dos raios solares, que além de trazerem felicidade às pessoas, pelo seu brilho natural, dão uma ajudinha na hora de malhar ou cuidar da casa.

Segundo a contadora Lisandra Gehrke, 29 anos, o céu iluminado provoca uma reação em cadeia depois de muitos dias de mau tempo:

? As pessoas ficam mais felizes. Isso vai contagiando os outros e deixa o ambiente mais bem-humorado.

Na manhã de quinta-feira, Lisandra curtiu a Praia da Lagoinha, no Norte da Ilha de Santa Catarina, na companhia da afilhada, Laura Arnold Costa da Silva, um ano e 11 meses, e da amiga Inês da Silva, 53. Para ela, o tempo ruim prejudica até mesmo os afazeres domésticos:

? Em dia de chuva, para secar a roupa, precisei deixar as peças molhadas em frente ao ventilador. Com o sol, tudo fica mais fácil. Antes de vir para a praia, aproveitei para colocar a limpeza de casa em dia.

Rindo à toa e gesticulando exageradamente, três senhoras caminhavam pela orla da Lagoinha e destoavam em meio ao grande movimento na praia. Helena Uberti, 52 anos, Matilde de Azambuja, 69, e Núbia Juliana, 59, amigas há mais de 30 anos, conheceram-se em Bagé (RS) e aproveitam o verão para se reunirem na casa de uma delas em Florianópolis. O sol, é claro, contribui para a confraternização das três companheiras.

? Com o dia mais bonito, podemos caminhar na praia, ver o pôr do sol, tomar uma cervejinha. Quando está chovendo, dá para fazer algumas dessas coisas, mas tudo fica muito mais sem graça, menos vivo, sem cor ? descreveu Helena, lembrando que, nos últimos dias, ela e as amigas estavam só dentro de casa.

Não é só para se divertir e lavar roupas que o sol é bem-vindo. De acordo com a psicóloga esportiva Andrea Duarte Pesca, ele é extremamente motivador para a prática de esportes e exercícios físicos, fundamentais na estabilidade do humor.

? Dias nublados trazem um clima melancólico, diferente do sol, que está ligado ao sentido de energia. Isso dá motivação para as pessoas se movimentarem ? explicou Andrea.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna