Deliciosa e saudável: confira cinco benefícios da tapioca

A brasileiríssima tapioca conquistou fãs mundo afora pela simplicidade das receitas e por ser um prato versátil – e saudável. Do café da manhã ao jantar, aceita os ingredientes mais variados e ainda colabora com bom funcionamento do organismo. Confira os benefícios de um dos itens mais populares dos cardápios fitness:

  1. O polvilho doce, retirado da fécula da mandioca, não contém glúten nem sódio, ou seja, atende às necessidades dos celíacos.
  2. Sem a adição de ingredientes industrializados, a receita é uma boa substituta do pão, principalmente no café da manhã.
  3. O consumo regular da tapioca colabora no controle do nível de colesterol do organismo.
  4. A farinha também age no organismo, facilitando a circulação sanguínea e controlando a pressão arterial.
  5. As receitas, com ingredientes saudáveis, fornecem carboidratos, ferro e potássio. Se a meta for comer bem, evite recheios com muito açúcar!

Para compor um café da manhã completo, fugindo das opções tradicionais, experimente a receita de tapioca de beterraba, apresentada no programa Cozinha Prática, com Rita Lobo:

Ingredientes

  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de tapioca (cerca de 250g)
  • 1 beterraba
  • 2 xícaras (chá) de água filtrada
  • queijo meia-cura ralado
Foto: reprodução, GNT

Foto: reprodução, GNT

Modo de preparo da massa

  • Descasque e corte a beterraba em pedaços e coloque no liquidificador. Bata com água até triturar bem. Peneire o suco, pressionando o bagaço para extrair todo o líquido.
  • Coloque a farinha de tapioca na tigela e cubra com o suco de beterraba. Misture para dissolver a farinha, cubra com papel-filme e deixe de molho. Coloque na geladeira por 8 horas – o polvilho vai absorver a maior parte do líquido.
  • Escorra o suco de beterraba que sobrou e coloque um pano de prato limpo sobre a goma, para absorver o excesso de umidade. Cuidado, o líquido pode manchar o seu pano de prato.
  • Quebre a massa em pedaços e peneire – o resultado é uma farinha úmida e maleável.

Modo de preparo da tapioca

  • Utilize uma frigideira pequena em fogo médio. Para garantir que está quente, salpique farinha: ela pulará depois de segundos.
  • Diminua o fogo e peneire uma porção da farinha até formar uma camada uniforme sobre o fundo da frigideira.
  • Cozinhe por cerca de 30 segundos até começar a firmar. Polvilhe com o queijo ralado, dobre a tapioca ao meio e deixe na frigideira por mais 1 minuto de cada lado até o queijo derreter. Sirva ainda quente.

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