Alerta de beleza: saiba os riscos dos cosméticos fora do prazo de validade

Sabe aquela paleta de sombras que você nem lembrava mais que tinha – menos ainda desde quando – e estava perdida no fundo da necéssaire? Ou aquele batom que você comprou há mais de ano e continua usando? É bom ficar atenta porque essas maquiagens podem estar vencidas. E, além de não ter o mesmo efeito de antes,  também podem causar alguns problemas de saúde.

 Quando vencido, o produto pode sofrer oxidação, ocasionando problemas como alergias, coceiras, vermelhidão, inchaço, descamações e, em casos mais críticos, podem aparecer bolhas e queimaduras. Na saúde dos cabelos, o couro cabeludo pode sofrer irritações, piora da caspa, aumento da oleosidade, além do ressecamento dos fios. Quanto aos cosméticos para a região dos olhos, existe risco de conjuntivite e até infecção na córnea 

Veja Mais
:: Cuidados com saúde e beleza aumentam à medida que as mulheres envelhecem, diz pesquisa
:: Saiba o que as unhas nos dizem sobre a nossa saúde

Isso acontece porque não é só o efeito que perde a validade com o tempo, conforme explica Régia.

– Os cosméticos são um ótimo espaço para a proliferação de fungos e bactérias e os conservantes justamente são colocados na fórmula para evitar este problema. Por isso, é tão importante estar atento à validade. Quando o produto está fora do período de validade, ele deixa de fazer efeito e ainda aumenta a possibilidade de contaminação.

Mas não são apenas produtos fora do prazo que podem trazer problemas.

– Às vezes, mesmo estando dentro do prazo, alguns produtos estragam. Isso pode ocorrer porque a embalagem não é bem fechada, é guardada em lugar inadequado ou, ainda, porque houve a contaminação por bactérias que passam das mãos para o produto. Por isso, é recomendado estar atento e analisar frequentemente alguma modificação estranha no aspecto, consistência, cor e cheiro – afirma.

Como saber se o produto pode ser utilizado

  • Coloque uma pequena quantidade no antebraço
  • Aguarde algumas horas antes de limpar
  • Repita por dois dias
  • Se a pele não ficar irritada neste período, é sinal de que pode usar normalmente.

 

:: Glitter na make: como usar a tendência da vez nos lábios e nos olhos
:: Metalizado, efeito luminoso e sardas: as tendências de make e cabelo para o verão 2017

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna