Descubra a postura de yoga ideal para o seu perfil

Agitada, preguiçosa, esportista, mãe. Saiba a postura de yoga mais adequada à sua personalidade e estilo de vida

Foto: Divugalção

Cada mulher tem suas necessidades, de acordo com estilo de vida, personalidade, hábitos e rotina. Exercitar o corpo de forma adequada pode ajudar a enfrentar os problemas do dia a dia. É a proposta da professora de yoga integral Wal Nunes, que definiu os ásanas (posturas) mais benéficos para cada uma:

Mulher mentalmente agitada: É aquela que tem muitos compromissos, obrigações de trabalho e responsablidades que exigem discernimento nas escolhas. Geralmente assume posições de liderança e ocupa a maior parte do tempo estudando, analisando informações ou criando e, por isso, precisa tranquilizar a mente. A postura da variação Virabhadrasana, ou Postura do Guerreiro é ideal para isso: ajuda a ter foco, discernimento, prestar atenção no corpo, diminuir os pensamentos e aumentar a força interna, fazendo que os problemas sejam encarados com mais leveza.

Como fazer: Comece com a perna direita dobrada na frente. Observe o alinhamento da perna: o joelho deve ser alinhado com o tornozelo. Quando sentir- se firme, levante a parte posterior do corpo juntando as duas mãos acima da cabeça. Abra o peito e traga o olhar para cima. Comece mantendo a postura de cada lado por um minuto e vá aumentando com o tempo. Se conseguir faça entre 3 a 10 minutos.

Mulher preguiçosa: Quem não tem disposição para fazer muito esforço, pode se beneficiar com a postura Uttanasana – sempre respeitando seus limites e indo até o limite do conforto. Esse ásana alonga os tendões das pernas, aumentando a flexibilidade e a força das costas e das pernas.

Como fazer: Abaixe a cabeça e solte os braços, deixando a cabeça pesar e respirando bem devagar. Mantenha por um minuto e vá aumentando com o tempo – se conseguir manter entre 5 a 10 minutos pode obter melhor resultado. Quando for sair da postura, desenrole a coluna bem devagar.

Mulher esportista: Para quem já pratica atividade esportiva com frequência, é importante trabalhar o alongamento – uma vez que o exercício pode endurecer os músculos. Nesses casos, o ásana recomendado é o Eka Pada Rajakapotasana ou Postura do Pombo, que deixa a musculatura mais flexível e relaxada.

Como fazer: Comece dobrando a perna direita na frente do corpo, deixando a perna de trás alongada. Respire profundamente e abra o peito. Em seguida, dobre a perna de trás e segure o pé (pé esquerdo com mão esquerda), alongando a musculatura das pernas e virilha, abrindo os ombros e trabalhando a região da lombar. Quem tem problemas na coluna ou na lombar deve evitar essa postura – ou fazê-la com cuidado. Comece praticando um minuto e aumente de acordo com o seu limite.

Mulher mãe: A mulher que passa o dia preocupada com os outros – filhos, marido, trabalho, casa – e tem pouco tempo para si mesma pode gostar da Adho Mukha Svanasana ou postura do Cachorro. Ela ajuda na consciência, foco, concentração e auto-estima, dando estímulo e energia para a mulher atarefada. Além disso, esse ásana realinha a coluna – ideal para quem passa muito tempo com filhos no colo.

Como fazer: Comece apoiando as mãos e joelhos no chão na postura de quatro apoios. Em seguida, alongue pernas e braços, controlando o peso do corpo de maneira que ele não fique só nos braços ou só nas pernas. Foque o olhar no umbigo, trabalhando a abertura da região dos ombros. Se não conseguir colocar o calcanhar no chão, não tem problema: mantenha a postura assim mesmo – com o tempo o alongamento melhora.

Leia mais
Comente

Hot no Donna