Dez atitudes que fazem diferença na hora de montar o prato e manter o corpo em forma

Conheça mitos e verdades sobre o que pode fazer você perder peso

Foto: Jeff Jimpsen

1. Suba na balança sempre. Pessoas que perdem peso e se mantêm magras costumam se pesar constantemente. Não se preocupe se os números oscilarem ao longo do dia: o peso pode variar de acordo com a retenção de líquido.

2. Coma gordura. Cortar a gordura do cardápio não significa cortar calorias. Além disso, a gordura ajuda na sensação de saciedade, o que diminui a vontade de pedir um segundo prato ou comer sobremesa. Menos de 10% das calorias devem vir de gordura saturada, segundo recomendação das organizações de saúde. Substituir manteiga e alimentos processados por gorduras mais saudáveis, como azeite, tofu, abacate e nozes, funciona.

3. Beba água antes das refeições. Especialmente antes de comer, a água ajuda a encher o estômago e faz com que se coma menos. Estudos mostram que adultos que bebem dois copos d´água antes de cada refeição perdem mais peso que aqueles que não bebem.

4. Não pule refeições. Mesmo após almoçar muito, faça questão do jantar para evitar sentir fome em horários trocados e comer qualquer coisa da geladeira. Pular uma refeição também deixa a pessoa com menos energia e pique para se exercitar. O café da manhã é a chave para regular as refeições: pessoas que não deixam de comer de manhã são mais magras que as que começam o dia de estômago vazio.

5. Coma devagar. Há um delay de 15 a 20 minutos para que o cérebro registre que o estômago está cheio. Mulheres que comem devagar comem menos e bebem mais água que aquelas que comem o mais rápido que podem, segundo estudos.

6. Comer bem exige planejamento. Montar as refeições com antecedência dá segurança a quem está de dieta e evita o desejo por besteiras fora de hora.

7. Registre. Anotações sobre o cardápio diário dobram a perda de peso: mantêm a pessoa em dieta consciente e ajudam a fugir de padrões errados.

8. Carboidratos sim! Apesar da popularidade das dietas de proteínas, o corpo precisa de carboidratos para funcionar. Prefira os complexos, como grãos integrais, frutas e vegetais.

9. Coma vegetais. Com poucas calorias, muitas fibras e nutritivos, esses alimentos ajudam na sensação de saciedade e podem ser consumidos com molhos e fritos, mesmo que isso aumente o número de calorias ingeridas.

10. Chocolate é bom para a dieta. Assim como o sorvete e a pizza. Por que? Evitar tudo isso ao mesmo tempo pode criar um desejo absurdo por estes alimentos, e aí, manter a dieta vira uma missão impossível. O que dá certo: comer um pouco de cada coisa e se permitir escolhas ousadas nos fins de semana, em pequenas quantidades.

Leia mais
Comente

Hot no Donna