Dia da Nutrição: alimentação equilibrada é essencial para manutenção do bem-estar

Cérebro foi "treinado" para emitir mensagem sobre necessidade de comidas calóricas

Alimentos saudáveis aumentam a disposição no dia a dia, melhoram o humor e ainda podem ser aliados no restabelecimento após uma doença
Alimentos saudáveis aumentam a disposição no dia a dia, melhoram o humor e ainda podem ser aliados no restabelecimento após uma doença Foto: Divulgação

A máxima “você é o que você come” está na pauta desta quinta-feira, Dia da Nutrição. Apesar de todo mundo saber que a comida tem um impacto enorme na saúde, muitos não encaram a forma com que nos alimentamos como algo essencial à manutenção do bem-estar.

Indisposição, cansaço, doenças e gripes constantes são sinais de que o corpo não está nas melhores condições.

Segundo Chrystine Moriyama, coordenadora do serviço de nutrição e dietética do Hospital San Paolo, os benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada são incontáveis.

? Aumenta a disposição no dia a dia, melhora o humor, a estética e ainda pode ser aliado no restabelecimento após uma doença.

Em casos como diabetes, colesterol e problemas cardíacos, a dieta pode estar diretamente relacionada, não só na prevenção, mas também no controle. A alimentação é responsável por 30% dos casos de colesterol alto. O problema pode ser controlado com consumo de frutas e vegetais, aveia, alimentos integrais, linhaça, entre outros.

Equilíbrio, o principal ingrediente

Não se deve comer demais nem de menos. Os extremos são prejudiciais à saúde e ao bem-estar.

Apesar da “necessidade” de um docinho ou uma fritura, o corpo não precisa de comidas muito calóricas. É o nosso cérebro que passou a ser “treinado” para emitir uma mensagem sobre a necessidade desse tipo de alimento por conta do prazer proporcionado.

A boa notícia é que os alimentos calóricos não precisam ser cortados drasticamente. Eles podem ser consumidos, desde que com moderação, evitando o sistema de compensação e de premiação.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna