Dia do Coração: 9 alimentos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares

Com a correria do dia a dia, é normal trocar um almoço equilibrado por fast food ou um sanduíche. E deixar a academia de lado e cair no sedentarismo, então, nem se fala, não é?

Se esses maus hábitos se tornam uma rotina, aumentam os fatores de risco para desenvolver doenças cardiovasculares – assim como ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, obesidade, hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes.

— O consumo de muita gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados, predispõe ao acúmulo de placas de gorduras nas artérias dificultando a passagem do sangue, e aumentando assim, a pressão arterial e o risco de infartos e AVC —, explica Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde.

Ainda de acordo com a nutricionista, sementes como chia e linhaça, ricas em ômega 3, auxiliam na prevenção dessas doenças.

— Por conterem ômega 3, as sementes atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, pois ajudam a diminuir o colesterol e a pressão arterial —, afirma.

Para a nutricionista, a prevenção é sempre o melhor remédio.

— Uma alimentação balanceada rica em fibras, antioxidantes, com baixo teor de sódio, gorduras trans e saturadas, associada à prática de atividades físicas, o combate ao estresse e ao tabagismo, são medidas fundamentais para a saúde do coração —, recomenda.

Para marcar o Dia do Coração,  nesta segunda-feira, a profissional recomenda nove alimentos que não podem faltar no cardápio de quem quer ter o órgão forte e saudável. Confira:

1. Laranja

A laranja é rica em um tipo de fibra solúvel, a pectina. Essa fibra reduz a absorção do colesterol ingerido na dieta e diminui seu acúmulo nas veias e artérias. Também é boa fonte de potássio, mineral importante no controle da pressão arterial.

laranjas

2. Couve

A couve é rica em antioxidantes, vitaminas A e E, além de magnésio e fibras. Esses antioxidantes diminuem a oxidação da gordura e a formação de placas de colesterol. O magnésio melhora a elasticidade das artérias e, consequentemente, a circulação, ajudando no controle da pressão arterial.

3. Alho

O alho tem potente ação no controle da pressão arterial. Pesquisas mostram que o alho inibe uma enzima chamada angiotensina que tem papel vasoconstrictor. Com essa enzima inibida, os vasos são mais relaxados e o sangue circula melhor. As cápsulas de óleo de alho também tem esse efeito.

4. Vinho tinto e suco de uva

As uvas escuras são ricas em polifenóis, que melhoram a elasticidade dos vasos e ajudam e diminuir a formação de placas de colesterol.

red wine glass and bottle

5. Chocolate amargo ou cacau

O cacau é rico em flavonoides, antioxidantes que diminuem a formação de placas de colesterol, ao mesmo tempo em que melhoram a flexibilidade dos vasos. Seu consumo está relacionado à redução da pressão arterial e também ao menor risco de infarto. Utilize 30g de chocolate amargo ao dia ou o cacau em pó na preparação de bebidas ou frutas.

6. Peixes de água marinha e profunda

O ômega 3, presente no salmão, atum ou sardinha, é fundamental para a saúde cardiovascular. Além de ser anti-inflamatório, esse tipo de gordura do bem diminui os níveis de triglicérides, aumenta os níveis de HDL e diminui o risco de arritmias. Para os que não comem peixe, a chia e a semente de linhaça são boas fontes de ômega 3.

7. Lentilhas

Estudos relacionam o consumo de leguminosas, com destaque para a lentilha, ao menor risco de doenças cardiovasculares devido ao alto teor de fibras, magnésio, potássio e ácido fólico, nutrientes relacionados ao controle da pressão arterial.

lentilhas

8. Amêndoas

Amêndoas são fontes de gorduras insaturadas, um tipo de gordura que no fígado não é transformada em colesterol. Também tem fitoesteróis, que diminuem a absorção do colesterol da dieta.

9. Romã

Pesquisa feita em Israel mostrou que o consumo de suco de romã, devido aos seus antioxidantes, não só controlou a formação de placas de colesterol, mas também reduziu o entupimento das artérias. A sugestão de consumo é de 250ml do suco ao dia.

romas

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