Dicas para organizar o relógio biológico durante o Horário de Verão

Mudança no relógio começa a partir de dia 20 de outubro

Foto: Reprodução

Está chegando a hora de adiantar o relógio e o correto é começar a organizar o corpo duas semanas antes. Segundo a Especialista em Medicina do Sono, Dra. Angela Beatriz Lana devemos trazer o nosso relógio biológico aos poucos para o novo horário, de 5 a 10 minutos diariamente.

Como isso nem sempre acontece, são comuns as queixas de cansaço e mau humor, relacionados ao horário de verão. ao adiantar uma hora em nossa rotina diária abruptamente, forçamos o nosso relógio hormonal a mudar o seu funcionamento também.

Veja algumas dicas pra se adaptar melhor à mudança:

– Evitar abusos alimentares e de bebida alcoólica neste fim de semana.
– Dormir um pouco mais cedo no sábado e no domingo, tirar cochilos. Isso se chama reserva de sono e vai ajudar na semana que vai iniciar.
– Evitar cafeína e bebidas energéticas a noite. Usadas para ajudar a combater o cansaço, podem impedir a mais adaptação do nosso relógio biológico.
– Usar Melatonina para reequilibrar o sono inicial.
– Não deixar de fazer o exercício físico habitual porque esta se sentindo mais cansado
– Tentar fazer cochilos rápidos de 15 a 20 min após o almoço.

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