Dicas para vencer o cansaço e encarar a rotina com mais tranquilidade

Foto: pexels
Foto: pexels
Trabalhar, estudar, organizar a casa, a vida, cuidar das crianças, praticar atividades físicas, ter tempo para a família e os amigos: a rotina pode ser extremamente cansativa mas, nem por isso, estar sempre cansada é uma coisa normal. Antonio Prates e Taty Nascimento, especialistas em desenvolvimento pessoal e fundadores do canal Vida Com Método, destacam que estar sempre cansado é resultado de hábitos ruins que podem ser mudados. Confira dicas simples para fazer o corpo ter mais energia e realizar as tarefas do dia a dia de forma mais leve e saudável.
Dormir bem
O primeiro passo é ter uma boa noite de sono. Antonio Prates explica que, apesar de óbvio, dormir bem pode ser difícil para algumas pessoas.
– Ter uma alimentação leve à noite, reduzindo o consumo de estimulantes, como o café e alguns tipos de chá, pode fazer toda a diferença na qualidade do seu sono. Também é muito importante verificar se o lugar onde você dorme não está impedindo seu corpo de descansar – alerta.
Alimentação boa e prazerosa
Outro fator importante para que a energia ao longo do dia seja realmente plena é a alimentação. Taty Nascimento explica que, mais do que se preocupar com alimentos específicos, é importante preocupar-se com o todo.
– A alimentação precisa ser estética, ou seja, bonita aos olhos, e deve ser nutritiva, leve e bem temperada. Uma alimentação mais frugal, ou seja, com uma quantidade menor de alimentos, sem resultar na sensação de estar ‘explodindo’ de tanto comer, pode aumentar muito a energia de uma pessoa – explica.
Transformar emoções
Antonio explica que as emoções negativas são verdadeiros ladrões de energia. A notícia boa é que, segundo ele, é possível trabalhar para transformar essa vibe negativa em uma vibe mais construtiva.
– O sentimento de ciúme, por exemplo, pode ser transmutado em zelo, que é algo positivo, e o que é cobiça pode ser trabalhado para virar apenas uma ambição positiva. O medo, por exemplo, pode se transformar em precaução. Mudar a forma de perceber os sentimentos também muda a energia gasta neles.
Respirar
Por fim, Taty ensina que é importante praticar a respiração. Muitas pessoas nem sabem a capacidade respiratória que possuem nos pulmões, destaca Taty. A especialista explica que existem diversas técnicas que auxiliam a ter energia e o primeiro passo a ser dado é respirar fundo e encher o corpo de ar, incluindo a respiração com o diafragma.
– É aquela que faz parecer que estamos enchendo o abdômen, mas deve encher também a região intercostal e a parte alta dos pulmões. Essa prática permite que o corpo aumente a capacidade de absorver oxigênio e, consequentemente, energia – destaca.
Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna