Durante a menstruação não há gravidez? Confira 5 mitos sobre o período

A menstruação é algo comum na vida da maioria das mulheres mas, mesmo assim, muitas ainda têm dúvidas sobre o assunto. Geralmente, são informações passadas de mulher para mulher e que persistem no imaginário sem explicações médicas, por exemplo. Gilberto Nagahama, ginecologista do Hospital San Paolo, em São Paulo, esclarece alguns dos mitos mais comuns sobre a menstruação.

Durante a menstruação não há gravidez

Estar naqueles dias não deve ser desculpa para esquecer os métodos contraceptivos. Nagahama explica que, teoricamente, engravidar durante a menstruação não é possível, já que acontece a descamação do endométrio, a camada preparada para receber a gestação.

– Porém, o corpo não é uma máquina exata, por isso é sempre bom tomar medidas preventivas para evitar o risco – alerta o médico.

Veja mais
:: Alerta: cólica pode ser sinal de algo mais sério
:: 5 erros que as mulheres cometem ao usar métodos contraceptivos
:: Anticoncepcional engorda? Desvende mitos e verdades sobre a pílula

 

Mulheres que convivem menstruam juntas

Você  e sua amiga têm praticamente o mesmo ciclo menstrual? Segundo o médico, isso é coincidência.

– Cada pessoa tem o seu corpo, com manifestações totalmente individuais, portanto o período menstrual não tem relação alguma com o de outras mulheres.

 

A mulher sente mais prazer

O ginecologista explica que este é outro mito. O período de maior desejo sexual é justamente o de ovulação que corresponde aproximadamente ao 14° dia do ciclo menstrual.

– Acreditamos que muitas pacientes têm a sensação de mais prazer justamente por ficarem despreocupadas com o risco de engravidar.

Mais
:: Tire suas principais dúvidas sobre cólica menstrual
:: Aprenda a aliviar os principais sintomas da TPM

 

Não se deve fazer exercícios durante a menstruação

Pelo contrário. Nagahama afirma que os exercícios ajudam a manter a qualidade de vida e podem ser aliados na hora de lidar com as cólicas. A liberação de hormônios de prazer, como endorfinas, faz com que o organismo controle a dor das cólicas.
A dica é: se você sente um desconforto em malhar nesse período – ou ao menos nos primeiros dias, pegue mais leve que o habitual.

 

Ter relações sexuais menstruada aumenta risco de contrair DSTs

Mito. O ginecologista Gilberto Nagahama alerta que, menstruada ou não, fazer sexo sem proteção aumenta o risco de contrair qualquer doenã sexualmente transmissível.

Leia mais
Comente

Hot no Donna