Ebola: saiba o que é e como prevenir

Conheça os principais sintomas e formas de contágio

Ebola ou febre hemorrágica é uma doença causada pelo vírus Ebolavirus que tem se mostrado fatal na maior parte dos infectados. A epidemia, que começou em alguns  países africanos como Sudão e Congo, pode se tornar uma ameaça global se as medidas preventivas mínimas não forem tomadas.

Entre os principais sintomas da ebola estão a febre, dores musculares, dor de garganta e na cabeça. Em seguida, começam as náuseas, diarreia e vômito, com insuficiência renal e hepática. Nesta etapa da doença, algumas pessoas podem manifestar problemas hemorrágicos.

O contágio acontece quando uma pessoa contaminada entra em contato com o sangue ou fluídos corporais de outro ser infectado. Por isso, a contaminação por ebola tem sido comum entre familiares e entre os médicos e enfermeiros dedicados ao tratamento dos doentes. Na África também é comum a contaminação de humanos por animais, como macacos e morcegos-da-fruta, que podem ser portadores do vírus sem manifestar a doença. Outro ponto importante a se observar é que um homem contaminado que sobreviva à doença ainda pode transmiti-la por dois meses pela via sexual.

A prevenção se dá com a eliminação dos animais infectados, preparo e manuseio corretos de carnes e proteção adequada diante de pessoas infectadas. Já o tratamento, na ausência de uma vacina ou medicação específica, os médicos fazem terapia de hidratação venosa ou oral para conter a taxa de mortalidade da doença, que chega a 90%.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna