Emma Stone conta como superou a ansiedade. Confira dicas para lidar com o problema que atinge tantas mulheres

Foto: Jonathan Leibson, AFP
Foto: Jonathan Leibson, AFP

Emma Stone, a atriz americana que protagonizou o premiado longa La La Land, chamou atenção ao falar sobre ansiedade e ataques de pânico em uma entrevista no programa The Late Show with Stephen Colbert, da rede CBS.

Aos 28 anos, Emma falou sobre a necessidade de aprender a lidar com sua saúde mental bem cedo – aos sete ela já tinha ataques de pânico que a deixavam paralisada. Durante a conversa, o apresentador mostra um antigo desenho que a atriz fez aos nove anos, em uma sessão de terapia.

“Essa sou eu, eu acho. É uma obra-prima. Ali estão meus sapatos e, bem ao lado, minha ansiedade”, explicou Emma. “É um pequeno monstro verde que parece um pouco com um útero e seus ovários”, brincou. O desenho ainda conta ainda com a frase “eu sou maior do que a minha ansiedade”.

Foto: YouTube, reprodução

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“Eu era uma criança muito, muito, muito ansiosa e tinha muitos ataques de pânico. A terapia me ajudou de uma maneira incrível. Hoje ainda tenho muita ansiedade, mas os ataques de pânico se foram”, revelou a atriz.

Emma não foi a primeira celebridade a falar sobre problemas como este: em abril deste ano, Lady Gaga se juntou ao príncipe William em uma campanha de valorização dos cuidados relacionados à saúde mental. O alerta é para as mulheres, que segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, sofrem desse mal duas vezes mais do que os homens.

Confira a entrevista com Emma (em inglês)

Confira as dicas da psicóloga e mestre em psiquiatria Cristiane Flores Bortoncello, presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul e do psicólogo João Oliveira

Identifique sua ansiedade

A ansiedade pode se manifestar de diversas maneiras: impulsividade, agitação, tensão. O primeiro passo para lidar com ela é identificar que você está ansiosa. Ao fazer isso, diferencie o que é normal do excessivo. É um aprendizado: saber o que deixa você ansiosa.

O problema pode estar só na sua cabeça

Analise racionalmente suas preocupações e veja se não há um certo exagero ou ainda se você não está focando apenas na parte mais complicada de uma situação, em vez de no todo.

Aprenda a aceitar a incerteza

Não saber o que o futuro nos reserva é normal: é impossível controlar tudo. Não ocupe seu cérebro com problemas que não aconteceram ainda.

Enfrente seus medos

Não deixe a preocupação paralisá-la: em vez de ficar batendo na mesma tecla, dê um jeito de fazer o que está evitando. Perceber que é possível executar uma tarefa difícil dá uma sensação de liberdade e ajuda a superar as preocupações.

Aposte na meditação

A prática da meditação não é uma solução imediata, mas, ao longo do tempo, ajuda a acalmar corpo e mente. Ela deve vir acompanhada do exercício de respiração e pode ser praticada sempre que sentir necessidade. Com tempo e treino, é possível meditar em qualquer lugar: em casa, no escritório, na rua…

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