Especialista ensina o que fazer para que a “malhação de verão” vire um projeto duradouro

Manter a regularidade é fundamental para atingir as metas

Investir em exercícios aeróbicos é uma boa dica para manter a motivação e perder alguns quilos
Investir em exercícios aeróbicos é uma boa dica para manter a motivação e perder alguns quilos Foto: Daniel Marenco

Começar a malhar é sempre uma decisão difícil. Requer compromisso e motivação. Por causa do clima mais favorável, é no verão que a maioria das pessoas decide começar a se exercitar. Segundo a educadora física e professora da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) Luciene Diniz, no entanto, é preciso prestar atenção em alguns cuidados que esta não seja apenas uma “febre passageira”.

A especialista orienta a começar com um treino de adaptação, uma vez que o organismo precisa se condicionar.

? O ideal são séries de curta duração com intensidade de baixa à moderada. Com o tempo, pode-se alterar um desses fatores. A quantidade de treinos na semana também respeita tal aumento progressivo. No início, deve-se alternar dias de treino com de descanso ? aconselha.

A professora explica que a prática de exercícios físicos deve ser regular e com duração mínima de 30 minutos.

? Sem a regularidade torna-se muito difícil conquistar o almejado condicionamento físico. A frequência de três vezes por semana, com intervalo entre as sessões de 24 a 48 horas, é interessante para os iniciantes ? indica.

A intensidade do exercício pode variar de 50% a 90% da frequência cardíaca máxima (própria para a idade), de acordo com o nível atingido pelo praticante e seus objetivos. Nesse caso, também é preciso contar com a avaliação de um educador físico.

? Com boa orientação, em quatro semanas pode-se obter resultados significativos na adaptação e progressão dos treinos. Aqueles que já o fazem, podem turbinar suas sessões. Além de optar por variações nas suas atividades, podem escolher novos ambientes e aumentar a intensidade dos exercícios ? afirma.

:: Os melhores exercícios físicos

Segundo Luciene, com relação ao melhor exercício ao ar livre, tudo depende dos objetivos.

? As pessoas que desejam perder peso devem optar por exercícios aeróbicos. Esses estimulam a utilização das gorduras. A caminhada e a corrida são dois exemplos para um perfil mais aeróbico. Elas devem ter longa duração, mas baixa intensidade ? alerta.

Nessa épocas, os esportes de aventura ganham força.

? Porém, é necessário cuidado, pois até as trilhas, que são vistas por alguns como simples, são classificadas por grau de dificuldade. Muitos desses esportes são de alta intensidade, por isso os iniciantes devem ficar atentos quanto às suas escolhas ? orienta.

A prática de exercício ao ar livre também oferece opções como artes marciais ou até técnicas circenses.

? É relevante a escolha de atividades que ofereçam prazer e combinem com seu estilo de vida, pois assim a prática se torna mais fácil e estimula a adesão ao exercício por todo o ano ? incentiva.

:: Benefícios

Os exercícios oferecem benefícios que podem ser observados ao final do treino e a longo prazo.

? As alterações provocadas, a curto e longo prazo, protegem contra o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial , diabetes Mellitus tipo II, alterações nos níveis plasmáticos de triglicerídeos, fortalece músculos e ossos e controla o peso ? diz.

Para Luciene, além dos resultados práticos, como a definição muscular, outros benefícios bem importantes são intangíveis.

? O exercícios auxiliam na diminuição dos quadros de estresses, melhoram a função imunológica e melhoram fatores psicológicos, o que proporciona aos praticantes a sensação de prazer e bem-estar ? destaca.

:: Cuidados

Ainda assim, as atividades físicas, principalmente durante o verão, devem ser praticadas com cautela.

? Muitos passam mal por levar o exercício ao extremo ou por não levar em consideração algumas regras essenciais para dias ensolarados, como a hidratação. A ingestão de água antes, durante e após as atividades físicas é de extrema importância devido as altas temperaturas ? afirma destacando que o corpo perde mais água e sais minerais, o que aumenta o risco de tonturas e mal-estar.

Além disso, o cuidado com roupas e calçados também é crucial. Deve-se usar modelos confortáveis, tecidos leves e um bom tênis.

Outro fator importante é o horário. Os exercícios ao ar livre não devem ser realizados a qualquer hora.

? O mais adequado é no início da manhã ou no final da tarde, além do constante uso do protetor solar. As restrições impostas são as mesmas de outras atividades físicas e pessoas com qualquer doença, ou riscos iminentes, devem ter autorização e acompanhamento médico ? diz.

Na estação do sol, as atividades ao ar livre não são constituídas apenas de exercícios.

? O lazer também promove resultados físicos, e mentais, positivos. Então, jogar aquela bola, brincar com raquetes no parque ou passear com seu cachorro, podem proporcionar cuidados com o corpo e a mente ? ressalta.

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