Espreguiçar: alongamento traz prazer e faz bem à saúde

Esticada ajudar a acordar o cérebro e a dar um gás para o corpo

Ato de espreguiçar libera hormônios como endorfina e serotonina, responsável pela sensação de bem-estar
Ato de espreguiçar libera hormônios como endorfina e serotonina, responsável pela sensação de bem-estar Foto: Stock Photos

Compartilhar

Na correria do dia-a-dia muitas vezes é só o despertador tocar para começar a maratona: pular da cama, correr para o banho, tomar café às presas e sair para o trabalho. Nesse pique um pequeno prazer que faz bem à saúde fica de lado: espreguiçar-se. Ao acordar, a boa esticada além de proporcionar uma sensação deliciosa traz diversos benefícios.

Conheça alguns motivos para você tornar o movimento um hábito indispensável:

1. Ajudar a acordar o cérebro: ao dar a espreguiçada, os músculos esticam e a circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para cérebro.Isso que ajuda a dar um gás na disposição.

2. Traz prazer: o ato libera endorfinas através dos músculos. Os hormônios neurotransmissores são responsáveis pela sensação de bem-estar. A serotonina também é liberada nesse processo, o que ajuda a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo.

3. Afasta a dor de cabeça: o tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaléia tensional que, pode ser causada pela tensão muscular. Então, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos enviam informações de que o cérebro pode relaxar.

4. Lubrifica as articulações: as articulações possuem o chamado líquido sinovial, que auxiliar na lubrificação. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamenta.

5.Deixa o corpo de jovem: a partir da adolescência o corpo começa a perder a flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam a aparecer nos jovens. Dar aquele esticada é uma forma de preservar a flexibilidade.

6. Reduz riscos de lesões: os famosos “esportistas não praticantes” sabe o que pode acontecer no futebol ou naquele caminhada mais puxada sem alongamento prévio. É importante criar um hábito diário, realizado de manhã e à noite, para evitar as lesões.

7. Alivia a fibromialgia: É cientificamente comprovado que a esticada traz benefícios para os portadores da fibromialgia (a doença em que o paciente apresente uma condição de dor generalizada e crônica). Ela pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna