Exercício físico pode evitar cãibras ao longo da gravidez

Alongamentos e hidroterapia espantam o desconforto

Camerons Diaz interpretou uma grávida saudável em O que esperando quando você está esperando
Camerons Diaz interpretou uma grávida saudável em O que esperando quando você está esperando Foto: O que esperar quando você está esperando

Por volta do segundo ou terceiro trimestre da gestação é comum as grávidas terem cãibras. Isto ocorre por causa do aumento do peso e esforço para se acostumar ao novo padrão postural, que implica em um maior desgaste físico na musculatura das costas e das pernas.

Além disso, a gestante acaba perdendo cálcio, que é transferido para a formação dos ossos do bebê, que também pode deixar a musculatura mais propensa às contrações involuntárias.

Para evitá-las, as gestantes devem aumentar o condicionamento físico com a realização de exercícios físicos acompanhados de uma boa alimentação e da ingestão de líquidos.

Segue algumas dicas:

– Alongue-se antes e após atividade física – e quando não fizer exercício, capriche no alongamento no final do dia;

– Faça caminhadas e exercícios na água como hidroterapia, melhora a circulação, mantendo um bom retorno venoso e linfático;

– Mantenha a postura ereta, mesmo com o desconforto da barriga;

– Eleve sempre um pouco as pernas numa almofada, no final do dia, ou antes, de dormir.

Leia mais
Comente

Hot no Donna