Exercícios dentro d’água ajudam a aliviar o calor e tonificar o corpo

Termorregulação e pressão hidroestática são pontos fortes das atividades aquáticas

Devido a maior resistência da água, nadar pode ser uma boa opção para fortalecer a musculatura
Devido a maior resistência da água, nadar pode ser uma boa opção para fortalecer a musculatura Foto: Divulgação, Stoch Photos

Optar por exercícios embaixo d’água no verão é um bom negócio para quem não suporta praticar qualquer esporte sob sol forte e calor. Além de refrescante e lúdico, as atividades nas piscinas e até mesmo na praia trazem uma série de benefícios para o corpo. A professora de educação física do Complexo Esportivo da PUCRS, Alessandra Maria Scarton, destaca a termorregulação e a pressão hidroestática como os dois pontos fortes deste tipo de atividade nesta estação.

? A termorregulação, ou seja, a regulação da temperatura do corpo, é facilitada dentro d’água. Fora, essa regulação acontece de forma mais lenta, principalmente aqui no Sul, onde a umidade relativa do ar é mais alta.

Como resultado, dentro de uma piscina, a pessoa consegue praticar exercícios por mais tempo e de forma mais agradável. Outro fator é a pressão hidroestática, que permite uma melhor circulação sanguínea dentro d’água, evitando os inchaços comuns no verão.

Por causa da maior resistência da água, nadar e se exercitar nesse ambiente pode ser uma boa opção para perder calorias e fortalecer a musculatura de pernas e braços. Segundo Alessandra, mesmo brincando, é possível ter resultados.

? Mas é subjetivo, pois vai depender da intensidade dos movimentos dentro d’água. O ideal é um nível na altura da cintura ? explica a professora.

Em média, segundo Alessandra, quem pratica natação por cerca de 45 minutos pode gastar cerca de 400 calorias. Na hidroginástica, esse gasto fica em torno de 300 calorias.

Além de aliviar os sintomas incômodos do calor, se exercitar na água ajuda a aliviar dores musculares e a tensão na coluna. De acordo com o Ministério da Saúde, a hidroginástica auxilia em cinco componentes do condicionamento físico, o aeróbico ? que engloba coração, circulação e pulmões ?, resistência muscular, força, flexibilidade das articulações e a composição corporal, permitindo o equilíbrio das gorduras do corpo.

Hidroginástica

Atividade aquática mais popular quando o objetivo é emagrecer, a hidroginástica conquista adeptos de todas as idades – a maioria ainda é feminina, porém, os homens já representam quase metade da turma em algumas escolas. Resistência muscular localizada, fortalecimento abdominal, das pernas, dos braços e cardiorrespiratório e perda de peso são os benefícios físicos. A atividade também promove a socialização e melhora da autoestima. O tempo de aula costuma ser de 45 minutos.

Natação

A clássica modalidade continua sendo uma das atividades físicas mais completas, pois trabalha todas as musculaturas do corpo. A aula é em plano horizontal, o que evita a sobrecarga nos quadris e tornozelos. O perfil do público é bem variado, e as turmas costumam ser divididas por faixa etárias: adulto, adolescente, infantil e baby. Em geral, o tempo de aula costuma ser de 45 minutos e de 30 minutos para os bebês.

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