Exposição constante ao barulho do secador de cabelo pode provocar perda auditiva

Nível máximo suportado pelo ouvido durante 8 horas é de 85 decibeis

O flamenco é bom para delinear e fortalecer as pernas
O flamenco é bom para delinear e fortalecer as pernas Foto: nao se aplica

Se o barulho dos secadores de cabelo nos salões já incomoda as clientes, imagine para quem está exposto ao barulho 8 horas por dia? Mas não é só incômodo que o som pode causar. O ruído excessivo (mais de 90 decibeis) tem feito cada vez mais vítimas da Perda Auditiva Induzida por Ruído ( PAIR). O nível máximo suportado pelo ouvido durante 8 horas é de 85 decibeis.

A PAIR é uma das doenças mais frequentes do aparelho auditivo e um dos problemas ocupacionais que mais afetam os trabalhadores. De acordo com a fonoaudióloga Beatriz Pessoa, assim como as britadeiras, os secadores de cabelo propagam o som pela vibração, com isso, potencializam os efeitos do ruído nos profissionais expostos a eles.

Hoje, estima-se que 10% da população mundial têm algum grau de perda auditiva, sendo que grande parte danificou a audição por exposição excessiva a sons que poderiam ter sido evitados. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a poluição sonora já é o terceiro maior problema ambiental mundial.

Embora o uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), como os protetores auriculares, sejam obrigatórios em lugares considerados ruidosos, muitas vezes ficam pendurados no pescoço e não nos ouvidos dos profissionais. A exposição constante ao ruído pode provocar zumbidos e sensação de chiado no ouvido.

? É importante observar o nível de ruído em cada ambiente para que a audição não seja lesada ? ressalta a fonoaudióloga.

A perda auditiva costuma ser gradativa, por isso é preciso ficar atento. Se você anda tendo dificuldade para entender o que as pessoas falam, pede com frequência para repetir o que foi dito ou costuma ouvir televisão com o volume muito alto, pode ser hora de procurar um médico.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna