Faz bem para pele, dá energia e cura TPM: vem ver todos os benefícios do chocolate

Foto: Fábio Rebelo (Estúdio Colors)
Foto: Fábio Rebelo (Estúdio Colors)

Motivos não faltam para se amar chocolate, não é mesmo? Mas não é só na Páscoa que o doce pode ser a razão para felicidade, ele é importante o ano todo. Faz bem para a saúde, pode trazer benefícios para a pele, pode dar energia e mais. Confira uma seleção de motivos para abusar do chocolate durante todo o ano:

Ele faz bem pra saúde

O chocolate tem propriedades relaxantes e muitas pesquisas mostram que existem benefícios para a saúde do coração, do cérebro e da pele. Cientistas da Universidade de Linköping, na Suécia, relataram que a versão amarga consegue inibir enzimas no organismo responsáveis por elevar a pressão arterial. Comer chocolate duas vezes por semana diminui em 66% as chances de desenvolver doenças cardíacas, explica o estudo.

Já se animou em provar sem culpa aquela caixa de chocolates que te espera no final de semana?

Tratamentos de chocolate fazem bem para a pele

Os grãos de cacau contêm flavonoides, que têm poder antioxidante, assim eles protegem a pele da ação danosa dos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce. Não é à toa que tratamentos como a tradicional máscara de chocolate e o banho de lua estejam entre os mais procurados nas estéticas.

Foto: Fábio Rebelo (Estúdio Colors)

Foto: Fábio Rebelo (Estúdio Colors)

Como fazer mascara de chocolate em casa:

Ingredientes
– Meia barra de chocolate
– 1 pote de iogurte natural
– 2 colheres de sopa de mel
– 1 colher de sopa de óleo de amêndoa ou canola (opcional)

Como fazer
– Bata o iogurte natural com a barra de chocolate no liquidificador. Depois, adicione as colheres de mel e o óleo (opcional).

Como usar:
Com a pele limpa, deixe agir por 20 minutos e retire com água. A cosmetóloga recomenda que a máscara seja reaplicada a cada 15 dias.

Na TPM o chocolate salva

Estudos comprovam que só de olhar para o chocolate já existe uma sensação de bem-estar e de recompensa. Quando se está na TPM ele é um aliado ao momento de tensão que o corpo está passando por causa dos hormônios. A psiquiatra americana especializada em psicofarmacologia Julie Holland afirma que além de ser um hábito cultural, comer o chocolate durante a TPM também tem relação com o corpo precisar de mais calorias na fase pré-menstrual, e os doces e carboidratos providenciam estas calorias com mais rapidez.

Seja por fatores psicológicos ou físicos, há pelo menos um consenso entre as mulheres: tem coisa melhor do que aliviar a tensão de um dia atribulado do que com um bom pedaço de chocolate?

Pode gerar energia para exercícios

O chocolate gera mais disposição para fazer exercício. Além disso, contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central. Por isso, o doce é ótimo pelo alto valor energético não só para quem faz atividade física, mas também para quem vive rotina agitada. O consumo antes ou após a atividade física vai variar de acordo com a demanda e a necessidade energética de cada pessoa, por isso é fundamental a orientação de um nutricionista, que irá inserir o chocolate na dieta.

Leia mais:
:: Por que muitas mulheres preferem chocolate a sexo? Sexóloga explica
:: Por que as mulheres têm tanta vontade de comer chocolate durante a TPM?
:: 10 produtos e tratamentos de beleza com chocolate para cuidar da pele e dos cabelos
:
Por que o chocolate faz tão bem à saúde? Conheça os principais benefícios

Leia mais
Comente

Hot no Donna