Fim de ano saudável: 10 dicas para ter uma ceia mais leve

Uma das resoluções de Ano Novo mais populares é perder peso, mas quem anota essa meta no caderninho antes do Natal, pode penar para desviar de tantos pratos e tradições. A saída é focar nas pequenas atitudes, que podem ser tomadas para aproveitar tudo que a época oferece, ter em mente seus objetivos e planejar a rotina.

Abaixo você confere dicas dos nutricionistas Gabriella Gachet e Matheus Motta, do grupo Vigilantes do Peso, para que as festas de final de ano não arruínem seus planos saudáveis.

  • Em celebrações em restaurantes, evite molhos à base de queijos, creme de leite ou maionese. Fique de olho nas opções mais saudáveis, como saladas e frutas. No buffet, combine as carnes magras grelhadas com arroz ou massa integral.
  • Nas comemorações em que os pratos são compartilhados, sugira uma divisão de pratos saudáveis e mais leves que os tradicionais. Pastas à base de queijo cottage ou requeijão light, incrementadas com ervas ou guacamole são fáceis de fazer. Espetinhos de frutas e sanduíches de pão integral com carne branca são outras opções.
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Foto: Pexels

  • Se houver churrasqueira no local, vale experimentar berinjela e abobrinha grelhadas. Para completar, espetinhos com fatias de pimentão, tomate e rodelas de cebola intercaladas. Na sobremesa, abacaxi e banana assados com canela são boas pedidas.
  • Na tradicional salada de maionese é possível pegar leve substituindo a maionese por iogurte natural. Como incremento, a farofa com cenoura ralada e couve em fatias bem finas. As sobremesas não precisam ser evitadas: uma solução é substituir as base de creme de leite, leite condensado ou chantilly pelas frutas frescas, castanhas e rabanadas feitas no forno.
  • Na escolha da bebida, não esqueça que as bebidas alcoólicas, além de desidratar, também somam calorias. Na dúvida, prefira água ou sucos naturais. Não fique beliscando, faça seu prato completo com o suficiente para sentir-se satisfeito. Comer o tempo todo faz com que a ingestão seja prolongada e deixe o organismo mais carregado.

Se nos dias das celebração você for a(o) anfitriã(o), as seguintes sugestões podem modificar um pouco a mesa e deixar as opções mais leves.

  • Na ceia, substitua os tradicionais alimentos pelas opções naturais. Investir em frutas frescas ou secas deixa a mesa mais coloridas. Nozes e castanhas podem ser acompanhadas de pastas, queijo branco temperado e torradinhas de pão integral.
Foto: Pixabay

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  • Para os pratos principais busque os cortes magros de carne. O peru sem pele, além de menos trabalho, fornece menos gordura, assim como a troca do tender pelo lombinho assado. Para decorar, as tradicionais rodelas de abacaxi, figos e ameixas. Se o bacalhau estiver presente na ceia, prefira as saladas e a versão assada do peixe, deixe os bolinhos fritos como última opção.
  • Os acompanhamentos podem ser variados, pois não dão tanto trabalho: saladas de folhas verdes, molhos à base de ervas, arroz integral com legumes e legumes assados. A clássica farofa pode vir com cenoura ao invés de bacon.
  • Na hora da sobremesa, pense em doces ou até sorvetes de frutas. As tradicionais rabanadas podem ser feitas no forno, evitam a fritura. Para que os convidados tenham opções de bebidas, vale disponibilizar água aromatizada e sucos naturais. No famoso ponche de frutas, o vinho pode ser substituído por suco de uva ou maçã.
  • Como dificilmente a comida chegará ao fim, no dia seguinte você pode utilizar as carnes e frutas que sobraram para fazer sanduíches e saladas.

Presentes no amigo-oculto

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Se você está decidido a emagrecer, espalhe para todo mundo que você prefere ganhar presentes saudáveis. Contagie as pessoas ao seu redor e opte por dar presentes que não envolvam comida e que de certa forma apoiam o processo de emagrecimento.

Algumas ideias bacanas são as sessões de massagem ou drenagem. É possível também oferecer diárias de academias ou personal trainer. As roupas e equipamentos de ginástica são as mais opções mais buscadas, assim como os livros de receitas saudáveis.

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