5 dicas que fazem a diferença quando você quer perder peso

Foto: Pixabay
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Dietas malucas, rotinas intensas de exercício… O caminho para o emagrecimento é difícil e cheio altos e baixos. Para o especialista em nutrição Rodrigo Polesso, a alimentação saudável é o principal fator a ser trabalhado na tentativa de perder peso. Reunimos cinco dicas para superar os desafios e vencer os vilões do emagrecimento.

– É preciso encarar a busca por uma vida mais magra e saudável como uma meta muito mais importante que qualquer outra. Saúde é o pré-requisito para se ter relacionamentos, trabalho, bens materiais, e o que mais for importante. Sem saúde, não há nada que possa existir com sucesso – opina Polesso, autor do programa online de emagrecimento Código Emagrecer de Vez.

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1. Analise seus hábitos

Os nossos hábitos alimentares foram construídos ao longo de muitas décadas e, por isso, são tão difíceis de serem vencidos. Além dos fatores metabólicos e hormonais, que fazem as pessoas serem praticamente viciadas em elementos como açúcar e farináceos, por exemplo, a falta de informação correta sobre alimentação pode atrapalhar ainda mais na mudança de hábitos.

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2. Controle as expectativa

O especialista destaca que é importante não colocar expectativas altas logo no começo do processo de emagrecimento. Uma verdadeira reeducação alimentar não é um passe de mágica, por isso precisa ser encarada como um processo mais longo. Essa vontade precisa ser reforçada e renovada ao longo do tempo.

– Esteja focado na tendência dos seus resultados e não nos resultados pontuais de cada dia ou da semana – explica.

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3. Não pense apenas na balança

Outro vilão do emagrecimento pode ser, por mais estranho que pareça, justamente… a balança. As pessoas são condicionadas a considerar o equipamento como único método de se medir o progresso de uma dieta ou de um programa de alimentação. Para Polesso, é importante lembrar que a balança mede o peso bruto, mas não mostra o que está realmente acontecendo dentro do corpo.

– Preste atenção em como você se sente no dia a dia, na sua disposição e nas medidas do seu corpo. Procure entender a medição da balança como apenas um dos muitos fatores a serem analisados, e não fique se pesando o tempo todo.

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4. Treine o paladar

É preciso dar uma chance a mudanças no paladar, especialmente quando se trata de restringir os carboidratos refinados e processados – e consequentemente o açúcar – da dieta.

– Muitas pessoas acostumadas a bebidas adocicadas, a princípio acham ruim colocar o Estévia no café, por exemplo. Não é o café que é ruim, seus hábitos que não estão alinhados ainda, então você precisa passar por um período de adaptação. Tenha uma cabeça aberta: se você quer começar a seguir uma direção diferente, você precisa começar a fazer coisas diferentes.

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5. Administre as pessoas do seu círculo de amizades

Por fim, é importante evitar pessoas que atrapalham a transformação da alimentação e o processo de emagrecimento. Como seres muito sociais, muitas vezes ficamos suscetíveis à influência do meio em que estamos. A dica, nesse caso, é contar com apoio e interação de fóruns e comunidades online.

– Procure se cercar de pessoas que estejam no mesmo barco ou que te apoiem em sua decisão. Tendemos a ser parecidos com a média das cinco pessoas com quem mais convivemos.

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