Agora vai! Saiba como o “projeto verão” pode durar a vida inteira – e o que fazer para chegar lá

Foto: Pexels, reprodução
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Por Lara Ely, especial

Quantas segundas-feiras já se passaram desde que você disse que iria começar uma rotina mais saudável na próxima semana? Perdeu a conta? Então, vamos fazer um convite: que tal aproveitar a primavera que se aproxima e partir para ação? E, em vez de investir no projeto verão 2018, apostar em uma mudança de vida?

Primeiro passo: deixar as desculpas pra lá e, daqui em diante, focar em organização e planejamento e do tempo para fazer a atividade física caber, de uma vez por todas, na sua rotina. Combinado? Então, vamos lá. Os motivos para se mexer todos nós já sabemos. Agora, se ligue nas dicas e aproveite a próxima segunda-feira!

Primeiro, a cabeça

O que precisa mudar, em primeiro lugar, é a cabeça. O corpo vem como consequência. Pode ser lugar-comum, mas essa é a conclusão de atletas de alto rendimento como a ultramaratonista Daniela Santarosa, da Santa Academia.

– Percebi, ao longo de tantos anos, que as pessoas que conseguem os melhores resultados são aquelas que aprendem a conhecer a si mesmas. O seu corpo, a sua mente. Suas limitações, desejos e objetivos. Não existe fórmula ideal. A boa forma, ao meu ver, é reflexo de algo que transcende o exercício físico.
Então, faça uma pequena avaliação sobre suas motivações e reflita por instantes antes de se matricular na primeira academia só por causa do tal Projeto Verão. Essa reflexão pode poupar um gasto desnecessário e fazer encontrar lugares ou parceiros que aumentem a sua motivação com o treinamento.

Ajuste sua agenda

O treino, o local e o horário ideal são aqueles que cabem na sua rotina. Tem que adaptar a atividade ao que parece mais confortável, dentro da programação da semana. E também estar disposta à mudança de hábito, seja acordar uma hora antes ou dividir o horário do almoço em duas partes (atividade física + almoço). Às vezes, se há pouco tempo, vale optar por um treino curto e com alta intensidade de queima calórica, como o HIIT. A dica da professora Carol Paz, do Centro de Treinamento CPaz, é evitar planos estendidos em academias ou assumir compromisso em grupo como estratégia de permanência na atividade:

– O compromisso é, primeiramente, consigo mesmo. Uma vez que a pessoa está motivada, qualquer coisa que se fizer bem feito terá resultado.

Acerte na escolha do local

O coordenador do Centro de Treinamento Funcional Time Villeroy, Vitor Hansen, dá a dica: decidir qual a atividade praticar depende dos seus objetivos e das suas preferências. Para ele, o treinamento funcional é a modalidade que permite o ser humano resgatar as funções de cada parte do seu corpo proporcionando mais qualidade de vida e maior longevidade. A ideal para você, diz ele, deve combinar confiança no profissional, no método e empatia pelo lugar.

Treino individual ou coletivo?

Para encontrar o exercício que mais tem a ver com você, só tem um jeito: você tem que se mexer e testar aquilo que parece mais interessante ou conveniente. Personal trainer das academias Companhia Athletica e Inex, o educador físico Fabiano Souza afirma que é muito fácil perceber o que dá mais prazer ao aluno, se treinos individuais ou coletivos. Mas ele só saberá saindo de casa. Uma vez que você experimentou ambas opções, fica mais tranquilo optar por um caminho. Se o foco for a companhia, as academias estão cheias de aulas em grupo, e muitas delas acontecem em ambientes externos. Se você prefere uma atenção mais personalizada, vale a pena investir em personal. Eles costumam desafiar os alunos, insistem na regularidade e frequência e ainda podem ser bons ouvintes.

– A regularidade é o que torna o projeto de vida, e não projeto verão. A pessoa deve enxergar o treino como o hábito de escovar os dentes, algo que precisa para manter sua higiene pessoal, saúde e apresentação – diz Souza.

Eleja um coach

Só que a atividade só vai servir para quem já tem a prática do movimento incorporado na sua rotina. Para que você possa se entregar de verdade para uma atividade e estabelecer uma relação de prazer e segurança, buscar apoio em um profissional qualificado é fundamental. A questão do valor é relativa, segundo o treinador, personal e triatleta Guilherme Garcia:

– Tem várias opções mais em conta hoje em dia. Desde academias, orientação em parques/praças, corridas de rua, planilhas de treino com encontros periódicos. São várias as formas de investimento para cuidar da saúde. Com certeza, todas são mais em conta do que um remédio de uso contínuo ou um susto no meio do caminho.

Sem falar que o vínculo e a parceria estabelecidos com o treinador podem ser decisivos na motivação.

Não basta só se exercitar

Não existe milagre, mas tem uma fórmula infalível para alcançar um treino sustentável: alimentação + exercício + descanso. É a tríade comer, treinar e dormir que, se praticada com constância, gera resultado na certa.

5 apps para ajudar na organização

Freeletics

Oferece opções para quem corre e treina em academia. Recentemente, a marca lançou o Bodyweight. A nova versão traz sequências de 10 a 25 minutos de exercícios que utilizam apenas o peso do corpo, montadas para diferentes objetivos: emagrecer, ficar mais forte ou manter a saúde. Todos são demonstrados em vídeo. Também oferece planos de alimentação, com receitas e dicas. Grátis para Android e iOS.

Nike Training Club

Ideal para quem não curte o ambiente de academia. É um aplicativo fitness da Nike onde você consegue programar treinos de definição de músculos, perda de peso, alongamento, tudo sem sair de casa. São vídeos curtos para você acompanhar e controlar o tempo gasto por cada atividade. Grátis para Android e iOS.

Strava

O Strava Running and Cycling permite acompanhar suas corridas e pedaladas com GPS, ingressar em desafios, compartilhar fotos de suas atividades e seguir amigos. Utiliza o GPS do smartphone para traçar o percurso. Permite que você colete dados de frequência cardíaca, força e cadência a partir de sensores Bluetooth de baixa energia. Também é bacana para você estabelecer recordes pessoais e comparar sua classificação com relação a amigos, pessoas do mesmo local e profissionais. Grátis. Disponível para iOS e Android. Versão premium por US$ 5,99/mês ou US$ 59,99/ano.

Q48

Promete treinos de forma rápida e intensa, para exercitar-se onde quiser e dispensa mudanças radicais na alimentação. Um sistema de treino em casa indicado para pessoas que não têm tempo de ir para academia, pessoas com preguiça, rotina corrida e principalmente para pessoas que já se frustraram com outras tentativas de emagrecer. Pode ser adquirido pelo cartão de crédito, via boleto bancário é também via paypal. Disponível para iOS e Android.

Timer Pro – Workouts Timer

Esse aplicativo é para o controle do tempo enquanto estiver treinando em casa, na academia ou realizando outras atividades com periodização. Oferece temporizador para treinamento de intervalo, é de fácil manuseio e ajuda muito em exercícios de alta intensidade. Exibe o número e a duração das rodadas e dos ciclos, tem cronômetro e permite criar um número infinito de temporizadores e salvá-los na história dos exercícios. Disponível iOS e Android.

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