Confira 5 atividades da faxina que ajudam a perder calorias e fortalecer os músculos

Ninguém é lá muito fã, mas faxinar a casa é necessário de tempos em tempos. Para que não sejam apenas algumas horas gastas para deixar tudo limpinho, compartilhamos uma boa notícia: é possível transformar a limpeza em exercícios complementares, que auxiliam inclusive no fortalecimento dos músculos.

Com base em pesquisas internacionais, Moises Marinho, coordenador técnico da Bodytech, elaborou uma estimativa de calorias gastas nas principais tarefas domésticas. Para as informações, foi considerada uma pessoa de 60kg e tempo médio da atividade.

♦ Lavar roupa (no tanque, nada de máquina): 60 calorias / 30 minutos
Músculos estimulados: bíceps, tríceps e deltoides, além da estabilidade do tronco para uma melhor postura e do antebraço, ao realizar a atividade com firmeza.

♦ Varrer, esfregar o chão ou passar aspirador de pó: 90 calorias / 30 minutos
Músculos estimulados: peitoral, dorsais e deltoides (músculos na altura da clavícula, responsável pela elevação do braço). São ativados também os músculos posturais, para manter a estabilidade, e membros inferiores durante o deslocamento.

♦ Lavar louça, limpar a pia e o fogão: 75 calorias / 30 minutos
Músculos estimulados: deltoides e antebraço.

300073_660896_esponja_multiuso_1532

♦ Passar roupa: 69 calorias / 30 minutos
Músculos estimulados: Bíceps, tríceps e deltoides. A atividade oferece estabilidade ao tronco, melhorando a postura, além de fortalecer o antebraço ao segurar com vigor o ferro de passar.

♦ Arrumar camas, armários e tirar poeira dos móveis: 75 calorias / 30 minutos
Músculos estimulados: músculos paravertebrais (musculatura que dá apoio à coluna) e do abdômen, acionados o tempo todo para estabilização da coluna, além de todos os músculos dos membros superiores.

É importante lembrar que, como qualquer atividade física, a faxina também pode causar lesões. Por isso, recomenda-se tomar cuidado com a postura, como manter o abdômen levemente contraído para proteger a região lombar. É preciso estar atento à queda e projeção dos ombros, após um longo tempo realizando a atividade, que acontece pelo cansaço dos músculos dorsais. Além da atenção com o corpo, é recomendado fazer uma pausa nos exercícios, já que um período muito longo nessa posição pode causar compressão excessiva das vértebras.

Além da faxina, é possível queimar calorias praticando exercícios com o cabo da vassoura. Confira:

Leia mais
:: Como escolher a opção fitness certa para você
:: Malhando em casa: 15 exercícios simples para queimar as calorias do verão
:: “Famílias CrossFit”: por que a modalidade atrai casais, amigos e parentes

Leia mais
Comente

Hot no Donna