Conheça cinco apostas fitness para a alta temporada das academias

Fitness Fight (Foto: Felipe Ramalho/Divulgação)
Fitness Fight (Foto: Felipe Ramalho/Divulgação)

Stefanie Cirne, especial

Esta é a época do ano que as academias bombam! Fomos pesquisar quais são as apostas da vez: de pedaladas com halteres ao Super Ioga, confira o que vai ditar o ritmo da malhação em Porto Alegre.

Leia mais:
:: Jejum intermitente: entenda como funciona a prática de ficar horas sem comer
:: Saiba quais alimentos ajudam a combater a gordura localizada

Fitness Fight

Foto: Felipe Ramalho/Divulgação

Foto: Felipe Ramalho/Divulgação

Você não se empolga com a musculação, mas fica intimidada com o boxe e o muay thai? Experimente o Fitness Fight. A modalidade combina exercícios de alta intensidade e movimentos de luta em um treino de cerca de uma hora, trabalhando simultaneamente força, resistência e flexibilidade. A atividade melhora o condicionamento físico, a coordenação e o equilíbrio, além de secar as gordurinhas e definir o corpo em pouco tempo.

O treino já se popularizou em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, foi adaptado pelo Axya Club para turmas exclusivamente femininas com, no máximo, cinco alunas.

– Os professores são competidores e realmente ensinam a técnica. Ao invés de só fazer um exercício aeróbico, você aprende também uma defesa pessoal – destaca Fabiana Godoy, idealizadora do espaço.

Fabiana conta que a maioria das inscritas está se aventurando nas lutas pela primeira vez, e aproveita para trazer as mães e amigas para praticar também.

Super Ioga

Foto: Tadeu Vilani/Agência RBS

Foto: Tadeu Vilani/Agência RBS

O ioga aparece há anos no relatório de tendências fitness do American College of Sports Medicine. A atividade queima menos calorias do que os treinos funcionais, mas é indicada por melhorar o condicionamento físico e baixar a ansiedade. Quer alternativa melhor para comprensar os excessos durante (e fora) das refeições?

Uma novidade é o Super Ioga, método oferecido pela Body Tech que combina os benefícios tradicionais do hatha yoga (maior flexibilidade, equilíbrio e concentração) ao ritmo da ginástica, movimentando a turma ao som de mantras mais agitados.

– O Super Ioga é todo dinamizado: você não fica parada por muito tempo em uma postura e ainda trabalha a respiração durante a aula inteira – diz a instrutora Angela Lottici.

A intensidade do exercício é o que vai determinar o gasto calórico e o ganho de massa muscular. A prática também se adapta às necessidades de cada aluno, sendo aberta às iniciantes no ioga.

Kangoo jump ao ar livre

Foto: André Ávila/Agência RBS

Foto: André Ávila/Agência RBS

Sucesso entre as mulheres em lugares fechados, o kangoo jump ganha as ruas em turmas organizadas neste verão. Os benefícios da atividade vêm do uso do kangoo, uma bota especial cuja mola absorve 80% do impacto do corpo. Além de trabalhar o equilíbrio, o apetrecho ativa diferentes grupos musculares e melhora a circulação, ajudando a reduzir a celulite. O próprio peso do kangoo (1,8 quilo) agrega esforço ao exercício: meia hora de corrida com a botinha gasta tantas calorias quanto uma hora de corrida.

– Treinar com o kangoo é como andar de bicicleta: gera certo medo no início, mas, depois que se pega o jeito, é só seguir adiante – garante Vanessa Vieira Barison, educadora física e professora do Studio Kangoo.

Para a atividade ao ar livre, Vanessa assegura que o solado do kangoo é bastante resistente. As unidades Bom Fim e Três Figueiras do Studio Kangoo promoveram nesta última semana suas primeiras corridas ao ar livre e estão montando o cronograma de atividades.

Aulas de bike

Foto: Diego Vara/Agência RBS

Foto: Diego Vara/Agência RBS

Entra ano, sai ano, e a bicicleta segue provando seu valor para queimar calorias e turbinar o condicionamento físico. A atividade ficou mais completa com a combinação de bike e outras propostas de exercício – que, diferentemente do spinning, não simulam percursos nem terrenos específicos. Na Cia Athletica (foto acima), as aulas de Cia Cycle incluem halteres e tiras de borracha: enquanto os pedais trabalham pernas e bumbum, os apetrechos exercitam braços, ombros, peito e costas. Além de motivar a turma, os instrutores acompanham em um telão a frequência cardíaca dos alunos.

– Assim, a gente consegue monitorar cada um de forma mais precisa e trabalhar na intensidade necessária – explica Paulo Ayres, professor da academia.

Cada aula de Cia Cycle dura 45 minutos e pode queimar até 600 calorias. O treino também é puxado na Body Tech com o Power HIIT Bike, que, ao longo do mês, alterna quatro protocolos do treinamento intervalado de alta intensidade.

HIIT

Foto: Diego Vara/Agência RBS

Foto: Diego Vara/Agência RBS

Rápido e eficiente, o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT, na sigla em inglês) intercala séries curtas e intensas de exercício aeróbico com momentos de descanso. O sacrifício vale a pena: além de melhorar o condicionamento físico, a alta intensidade acelera o metabolismo e faz com que o corpo continue queimando calorias após a atividade.

A maioria dos protocolos soma entre 15 e 30 minutos de exercício, driblando também a correria do dia a dia. Um dos mais famosos é o Tabata, que, em oito ciclos, alterna 20 segundos de atividade máxima e 10 de repouso.

– O exercício de HIIT ou Tabata pode queimar tanto quanto um treino longo na esteira, desde que seja feito em alta intensidade – diz Felipe Barcelos, coordenador técnico da Fórmula Academia.

A Fórmula (foto acima) e a Body Tech trabalham o HIIT também na 20 Minute Workout, aula que segue a metodologia do treinador Brett Hoebel, do programa The Biggest Loser, e se utiliza basicamente do peso do próprio corpo. Vale lembrar que o HIIT deve ser praticado no máximo três vezes por semana – e, por ser tão puxado, de preferência por quem já está acostumado a se exercitar.

Veja também em Donna:
:: Marcio Atalla ensina como ter uma rotina mais saudável
:: Haja pique! Um dia com Gabriela Pugliesi, musa fitness das redes sociais

:: Levando comida para o trabalho: dicas de como montar uma marmita saudável

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna