Entenda o kettlebell, modalidade da vez que promete emagrecimento e definição muscular

Em meio a onda fitness que popularizou o crossfit e os exercícios funcionais, mais uma modalidade ganha cada vez mais força prometendo emagracimento e definição muscular: o kettlebell. O nome que batiza a prática é na verdade o mesmo da bola de ferro maciça com alça e formato que lembra uma chaleira e é utilizada durante parte da aula. Surgida na Rússia, a modalidade também é aplicada a treinos de crossfit e um de seus diferenciais é que, em função do trabalho de força e amplitude dos movimentos, ela dá um grande impulso na força e agilidade do corpo. Dinâmica e feita em grupo, também é indicada pra quem tende a achar a musculação solitária e tediosa.

Para entender melhor como funciona a modalidade que promete definição e alto gasto calórico, entrevistamos o couch Deison Finardi, vice-campeão latino-americano de Kettlebell Lifting e campeão brasileiro da modalidade. Quem sabe não é exatamente o que você procura para dar fim aos tediosos e solitários treinos de musculação?

Qual o objetivo da modalidade?
O principal objetivo do kettlebell é definir todas as partes do corpo, além de proporcionar mais forca, resistência, ótima postura e menos dores nas áreas que sofrem com a rotina de trabalho do dia a dia. Interessante ressaltar que durante as aulas de kettlebell são trabalhadas diversas musculaturas que a maioria das pessoas nem sabem que existem.

Como é feita a aula?
A aula é dividida em 3 partes. Primeiro é feito um trabalho profundo de alongamento e aquecimento, aprimorando assim a mobilidade e flexibilidade do corpo para conseguir realizar os movimentos que serão aprendidos. Depois, o aluno aprende a executar movimentos específicos da modalidade como o swing (movimento básico da prática, no qual os quadris são usados como fonte do movimento). Na terceira e última fase é proposto um desafio para realização dos exercícios aprendidos em forma de circuito, respeitando o limite físico de cada pessoa. Aqui é quando o máximo da intensidade é exigido para conseguir completar os exercícios dentro do tempo definido pelo coach. O treinamento permite realizar uma série de movimentos explosivos, que exigem grande esforço do corpo, principalmente da região abdominal e do quadril, desenvolvendo glúteos, pernas e abdomen rapidamente. Durante uma aula trabalha-se todo o corpo, podendo ser um treino de alta ou baixa intensidade, de acordo com a possibilidade de cada um.

Qual a vantagem da modalidade em comparação às demais e quais são os principais benefícios?
Diferente dos halteres e máquinas tradicionais de musculação, o kettlebell permite combinações de movimentos e intensidades que atingem toda a musculatura do corpo de uma única vez, promovendo alto gasto calórico e aulas muito dinâmicas, ou seja, cada dia o treino é diferente. Proporciona um condicionamento físico geral e funcional de modo excepcional, pois exige muito dos estabilizadores do corpo como, por exemplo, a região abdominal e glúteos, o que melhora consideravelmente a postura e desenvolve um corpo mais definido, simétrico e atlético.

Qual é o perfil de aluno indicado?
O kettlebell é uma ferramenta muito versátil, que atende a todas as idades e perfis, desde o atleta que deseja ficar mais rápido e forte evitando lesões até a pessoa que busca emagrecer, melhorar seu condicionamento, tonificar o corpo por completo ou aderir a um estilo de vida mais saudável.

Quais os cuidados que a mulher deve ter antes de iniciar a atividade?
Cuidados são os mesmos que para qualquer atividade física: ter um atestado médico que aprove sua saúde e praticar com profissionais certificados para garantir um treinamento seguro e eficiente. O desafio é uma constante na prática da modalidade, mas deve-se sempre respeitar seus limites.

Existe contraindicação?
Não. Todos podem praticar desde que possuam autorização médica. O kettlebell é a ferramenta mais ajustável atualmente, ou seja, ele pode se adequar às limitações físicas das pessoas.

Qual é a frequência indicada?
Três vezes na semana está ótimo para atingir os resultados. Pode-se ainda conciliar caminhadas, corridas, zumba, crossfit, entre outras atividades nos demais dias.

Qual é a duração de cada aula e quantas calorias ela queima?
Cada aula dura uma hora e aluno queima em torno de 500 a 700 calorias.

Os resultados podem ser sentidos depois de quanto tempo de prática?
Já nas duas primeiras aulas pode-se observar uma mudança profunda na melhoria da postura. A perda de peso e o corpo mais atlético nas duas primeiras semanas (seis aulas). O treinamento com kettlebell promove um elevado consumo calórico devido ao acionamento de diversos grupos musculares. Quando esse gasto é aliado a uma alimentação saudável, os resultados são ainda mais acelerados.

* Para quem pratica crossfit a dica é o primeiro curso do Sul do país de kettlebell para praticantes (iniciantes e avançados) de Crossfit que acontece dias 26 e 28 de junho, em Florianópolis. Mais informações: www.grupokirhon.com.br

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna