Projeto Verão: conheça treino de 5 minutos para definir o abdômen

Projeto verão: 5 minutos para uma barriga chapada

Com o verão chegando e as férias cada vez mais próximas, a busca por um corpo mais enxuto toma conta. Vinicius Possebon, criador do programa Queima de 48 horas aposta em treinos de até 15 minutos como uma alternativa para chegar ao corpo desejado. 

– Conhecido como HIIT (High Intensity Interval Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), o método é responsável por acelerar o metabolismo ao longo dos dois dias seguintes, já que os treinos acionam mecanismos naturais que fazem com que o organismo utilize a gordura acumulada como fonte de energia por até 48 horas, tornando mais rápido e eficaz o processo de emagrecimento. A grande vantagem do HIIT é o custo-benefício, pois o pouco tempo de treino garante metabolismo acelerado e gordura sendo queimada em repouso por mais tempo – explica Possebon.

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Primeiro passo: queimar gordura abdominal

O especialista lembra que o processo de perda de gordura abdominal depende de um grupo de células presentes na região chamadas de receptores beta adrenérgicos, que variam em cada pessoa.

– O processo de perda de gordura abdominal vai depender da disponibilidade destes receptores que a pessoa possui na região.  Esta característica de fator genético é responsável pela dificuldade que algumas pessoas têm em perder barriga mesmo com dietas que fazem efeito no resto do corpo.

Quem tem dificuldades em perder a barriga pode encontrar nos treinos de alta intensidade uma forma de agilizar a perda de gordura.

– Além de alterar entre 10 e 15% o metabolismo de repouso, que é o quanto de energia nosso corpo consome para se manter vivo, os treinos intensos podem proporcionar uma alteração qualitativa, que é o quociente respiratório. Este número, que permite calcular a quantidade de substratos como carboidratos e lipídios perdidos pelo corpo durante a respiração, fica mais próximo de 0,7. Quanto mais próximo, maior é a utilização de gordura pelo organismo mesmo quando você estiver dormindo no sofá – explica o personal.

Levante peso

O coach explica que a combinação de musculação e HIIT é como uma luva encaixando na mão. Segundo Possebon, enquanto o HIIT melhora o condicionamento físico e a resistência dos músculos, a atividade com pesos os fortalece e também acelera o metabolismo.

– Juntas, elas são as duas atividades supra-sumo para quem quer reduzir gordura corporal e alterar o seu metabolismo de repouso. Isso é transformar o seu corpo em uma máquina de queimar gordura.

No entanto, o preparador deixa claro que até mesmo o treino de musculação deve ser de alta intensidade e curta duração.

– Só assim nós educamos o nosso corpo a queimar gordura no momento de repouso, quando estamos sentados vendo TV – destaca.

Treino para secar e chapar a barriga

O treino sugerido pelo especialista tem movimentos que trabalham o corpo inteiro, tanto membros inferiores quanto superiores. Possebon destaca a importância da respiração e postura durante os exercícios. Os resultados são, em média, de 1 a 3 quilos de gordura queimados a cada 10 dias.

 

Movimento 1: Burpee Tempo de execução: 20 Segundosburpee

 

Movimento de descanso passivo: Corrida parada Tempo de execução: 10 Segundos

corrida

 

Movimento 2: Montanha alpinista Tempo de execução: 20 Segundos

montanha

 

Movimento de descanso passivo: Corrida parada Tempo de execução: 10 Segundos

Movimento 3: Salto 90° Tempo de execução: 20 Segundos

salto

 

Movimento de descanso passivo: Corrida parada Tempo de execução: 10 Segundos

Séries: repita 4 vezes a sequência de movimentos respeitando o tempo de descanso passivo.

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