Fogos de artifício: perigo para a saúde do ouvido

Barulho excessivo causado pelos estouros podem gerar danos irreversíveis à saúde auditiva

Barulho excessivo causado pelos rojões pode causar zumbido no ouvido e problemas de audição
Barulho excessivo causado pelos rojões pode causar zumbido no ouvido e problemas de audição Foto: Hermínio Nunes

Tradicionais nas épocas de festas de fim de ano, os fogos de artifício ajudam a animar as comemorações, mas podem trazer riscos irreversíveis à audição. O barulho excessivo causado pelos rojões, além dos riscos em manipulá-los de forma errada, pode causar zumbido no ouvido, problema de audição que afeta cerca de 28 milhões de pessoas em todo o mundo, e perdas auditivas severas.

Estima-se que 10 % da população mundial têm algum grau de perda auditiva, sendo que grande parte danificou sua audição por exposição excessiva a sons que poderiam ter sido evitados, como o de rojões. Segundo a fonoaudióloga e porta-voz da Audibel, empresa de aparelhos auditivos, Sandra Braga, os estouros podem causar perdas irreversíveis, já que a intensidade de um rojão pode chegar a 140 dBs.

Para se ter uma ideia do quão forte é o barulho gerado pelos rojões, um avião, durante a decolagem, produz um som de cerca de 130dB.

? A exposição a este tipo de som além de poder causar surdez em altas frequências, pode vir acompanhada de zumbido e tontura ? completa Sandra.

Não são apenas os rojões os vilões da saúde auditiva. A exposição a ruídos intensos, pode estar escondida em atos muito mais simples, como o uso incorreto de um simples equipamento como MP3 e MP4, que, no volume máximo, pode chegar a 120dB.

Então, como prevenir?

No caso de rojões, a fonoaudióloga alerta que é importante manter-se distante de áreas de risco. Se estiver nestas áreas, a especialista recomenda o uso de protetores para reduzir os prejuízos e o desconforto auditivo.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna