Fruta poderosa: cranberry ajuda a prevenir infecção urinária e tem efeito antioxidante

Suco também pode diminuir incidência de doenças cardiovasculares

Médicos descobriram que os índios americanos usavam cranberry para tratar infecção urinária
Médicos descobriram que os índios americanos usavam cranberry para tratar infecção urinária Foto: Divulgação

Apesar de pouco comercializada no Brasil, os poderes da cranberry (oxicoco em português) tem despertado interesse, principamente nas mulheres. Estudos apontam que a fruta ajuda a combater a infecção urinária, tem efeito antioxidante e retarda o envelhecimento. Também há indícios de que ela pode diminuir a incidência de doenças cardiovasculares e prevenir o câncer.

Cerca de 30% a 50% das mulheres já tiveram algum problema de infecção urinária depois do início da vida sexual. Nos homens, doenças relacionadas à próstata e alterações hormonais são responsáveis pelo aumento de incidência de infecções. Há algum tempo cientistas de universidades renomadas, como a americana Harvard, têm estudado uma pequena fruta vermelha na prevenção dessa doença.

A fruta nativa dos Estados Unidos começou a chamar a atenção dos médicos depois que eles descobriram que índios americanos utilizavam a cranberry para tratar sintomas de uma doença que parecia ser infecção urinária. Ela já era conhecida dos americanos desde pelo menos o início o século 17, mas foi na década de 1980 que as primeiras pesquisas começaram a descobrir o potencial da cranberry.

De acordo com o urologista Carlos Alberto Bezerra, presidente do Núcleo Brasileiro de Uroginecologia e professor da Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, a infecção urinária é uma das principais causas de consultas em consultórios médicos, ambulatórios e pronto-socorros no Brasil e no mundo.

As infecções são mais comuns em mulheres, segundo Bezerra:

? As mulheres têm três períodos da vida nos quais as infecções são mais frequentes: ao sair da fralda, ao iniciar vida sexual e ao entrar no período pós-menopausa. Além disso, a infecção urinária ocorre por penetração de bactéria pela uretra e os homens, por terem uretra mais longa, são naturalmente mais protegidos ? explica o médico.

Solução líquida

Tomar o suco de cranberry como prevenção da infecção urinária equivale a tomar um antibiótico no esquema de profilaxia usual (com antibióticos em dose baixa).

? Mulheres com infecção urinária que tomam o suco da fruta regularmente têm menos repetição da doença do que as que não tomam nada.

Poderes antioxidantes

A substância ativa do cranberry é a proantocianidina (PAC). Essa substância, além de impedir que as bactérias fiquem aderidas no epitélio (revestimento mucoso) do trato urinário, tem efeito antioxidante, semelhante ao dos flavonóides.

Segundo o médico, ainda há hipóteses de que a fruta pode ter efeito antienvelhecimento, diminuir a probabilidade de doenças cardiovasculares e até prevenir o câncer.

Leia mais
Comente

Hot no Donna