Frutas vermelhas são opção para quem quer a pele saudável

Um dos sucos mais indicados é o de uva, pois é rico em substâncias antioxidantes

Ricos em antioxidantes e de fácil consumo, frutos combatem envelhecimento precoce
Ricos em antioxidantes e de fácil consumo, frutos combatem envelhecimento precoce Foto: Stock Photos, Divulgação

Abundantes nesta estação, as frutas vermelhas são uma ótima opção para serem consumidas in-natura, em sucos e outras receitas. Segundo a nutricionista da Rede Mundo Verde, Bruna Murta, elas trazem diversos benefícios à saúde, especialmente para quem está preocupado em cuidar da pele.

? As frutas vermelhas têm compostos bioativos, responsáveis por sua cor vermelha. Essas substâncias combatem os radicais livres prevenindo o surgimento do câncer e de doenças cardiovasculares. Também atuam na redução do colesterol e no fortalecimento do sistema imunológico ? ensina.

Mirtilo, amora, framboesa, morango, uvas vermelhas, cereja, caqui, melancia e o cranberry são algumas das frutas desta família. Elas também podem ser consumidas secas, mas é preciso ficar atento à adição de açúcar em sua composição.

? Eles podem ser consumidos na forma de geleia, doces, caldas ou enriquecendo receitas de bolos e tortas. No entanto, deve-se dar preferência pelo consumo in-natura, pois após o cozimento seus nutrientes são perdidos.

Um dos sucos mais indicados é o de uva, pois é rico em substâncias antioxidantes.

? O suco de uva integral é fonte de polifenóis e flavonóides, antioxidantes que combatem os radicais livres, inibindo a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária. Além disso, ele é comprovadamente eficaz na redução do LDL colesterol (colesterol ruim) e aumento do HDL colesterol (colesterol bom) ? destaca.

Cranberry

Um estudo divulgado recentemente pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo diário de produtos à base de Cranberry, ao longo de um ano, reduz em 35% os casos de infecções urinárias, como a cistite causada por germes oriundos do nosso trato intestinal. Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à doença, porém ela se concentra mais nas mulheres por conta das características anatômicas femininas.

? Pacientes em uso de medicamentos anticoagulantes e que apresentam propensão a formação de cálculos renais devem consultar um médico e/ ou nutricionista para avaliar se podem fazer uso do cranberry ? alerta a nutricionista da Rede Mundo Verde Thaís Souza.

Receita

Sangria com cranberry

Rendimento: 08 porções
Valor calórico: 130 calorias por porção

Ingredientes:
– 1 garrafa (750ml) de vinho tinto orgânico
– 2 copos (400ml) de suco de cranberry
– 1 laranja sem casca e sementes cortada em pedaços, de preferência orgânica
– 1 maçã vermelha cortada em pedaços, de preferência orgânica
– 1 maçã verde cortada em pedaços, de preferência orgânica
– 2 xícaras (chá) de água mineral com gás
– 1 xícara (chá) de abacaxi picado, de preferência orgânico
– açúcar demerara orgânico a gosto
– canela em pau a gosto

Modo de Preparo:
Em uma jarra grande misturar as frutas, juntar o vinho, o suco de cranberry, a água com gás e a canela. Misturar bem e adoçar a gosto.

Leia mais
Comente

Hot no Donna