Fuja do mau humor matinal: confira dicas para acabar com distúrbios do sono

Segundo médica, o ideal é evitar TV e internet até 3 horas antes de deitar

Passar a noite em claro pode resultar em falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade, o famoso mau humor matinal
Passar a noite em claro pode resultar em falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade, o famoso mau humor matinal Foto: Daniela Xu

Uma noite mal dormida provoca estresse, queda de atenção e de produtividade, além de mau humor. Uma boa noite de sono é imprescindível para o corpo recarregar as baterias.

A Dra. Lúcia Sukys Claudino participou de um chat nesta segunda-feira e tirou dúvidas dos internautas sobre os distúrbios do sono. Segundo ela, uma das reclamações mais constantes é a dificuldade de pegar no sono depois de navegar na internet.

? A tela do computador é muito clara e nosso cérebro não consegue diferenciar a luz do computador e a luz do sol. O cérebro passa a entender que ainda está claro e assim dificulta a liberação da melatonina, um hormônio que inicia o sono.

Quem dorme mal também tem dificuldade para manter o peso, pois há maior produção de cortisol, hormônio que pode aumentar a vontade de comer principalmente pães, doces e massas.

Vilões

Mas não é só o computador que interfere na qualidade do sono. Fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso e dormir de barriga para cima podem facilitar a ocorrência de roncos. Quem está dormindo ao lado pode ter que enfrentar sons de até 80 decibéis.

A apneia ? suspensão da respiração durante alguns segundos ? também pode afastar o sono reparador. Por conta das interrupções constantes, o sono fica superficial. No dia seguinte, a sensação é de cansaço.

Passar a noite em claro pode resultar em falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade, o famoso mau humor matinal.

Dicas para fugir da insônia:

? Manter horários regulares para dormir e acordar

? Evitar TV e internet até 3 horas antes de deitar

? Não consumir álcool e bebidas cafeinadas após as 15 horas

? Manter exercícios físicos regulares

? Aprender a relaxar 2 horas antes de ir para a cama

Confira o chat na íntegra:

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