Ginecologista destaca mitos e verdades sobre o uso de anticoncepcional

Médico responde algumas das dúvidas que perturbam as mulheres quanto ao uso da pílula

Foto: Ricardo Chaves

Não adianta, o uso do anticoncepcional é uma preocupação feminina constante e pauta muitas das reuniões entre mulheres. As dúvidas sobre a melhor maneira de tomar a pílula aparecem frequentemente e os mitos se propagam cada vez mais.

Sendo assim, o médico  José Bento, ginecologista e obstetra dos hospitais Albert Einstein e São Luís, aproveitou para esclarecer algumas das principais dúvidas quando o assunto é anticoncepcional. Confira:

1. Qualquer pessoa pode tomar pílula anticoncepcional?
“Não. A mulher, antes de tomar pílula, precisa passar por uma consulta com o ginecologista a fim de saber se ela pode ou não tomar o medicamento”.

2. Há algum modo de prever a compatibilidade da pílula com a pessoa que não seja por tentativa e erro?
“Não. Não tem jeito, só mesmo tomando o contraceptivo para saber se haverá algum efeito colateral. O que existe são algumas contraindicações que o médico vai detectar para melhor orientar a paciente, como por exemplo: mulheres com doenças hepáticas, antecedentes de trombose, câncer de mama, câncer de útero e câncer de ovário não devem tomar pílula. Nestes casos, o médico indicará outros métodos contraceptivos.”

3. Como é feita a escolha do melhor contraceptivo para a mulher?
“A mulher sempre deve escolher o contraceptivo junto com seu médico. Somente um profissional pode indicar uma pílula que tenha menos efeitos colaterais, com menor taxa de hormônios e que seja mais adequada para aquela paciente específica. Por exemplo, para uma paciente que tenha a pele oleosa, o médico vai escolher uma pílula que vai ajudar a melhorar a pele; para aquela que tenha fluxo muito aumentado, ele vai indicar uma pílula que vá diminuir o fluxo; e assim por diante. Portanto, é o médico que vai escolher junto com a paciente, e após exames ginecológicos, qual o método contraceptivo mais indicado.”

4. Quais são os anticoncepcionais mais indicados?
“Aqueles com menor dosagem hormonal. É sempre preferível escolher a pílula com menor dosagem, porque, em tese, terá menor efeito colateral para o organismo da mulher. Porém não é regra, é preciso conversar com um médico para que ele possa identificar quais os métodos mais indicados para aquele organismo.”

5. Pessoas que sofrem com problemas de circulação podem utilizar a pílula?
“As pílulas anticoncepcionais não são recomendadas para pessoas com problemas de circulação. No entanto, é necessário que a mulher converse com um ginecologista para avaliar o caso. Normalmente, os médicos recomendam as pílulas de baixa dosagem, que contêm menos hormônios e têm menos efeitos sobre a circulação.”

6. Existe alguma pílula no mercado que ofereça maior risco para a saúde, como aumentar as chances de desenvolver trombose ou outras doenças?
“Não. Todas as pílulas, independente do fabricante, podem aumentar o risco de trombose, dependendo do perfil da mulher, ou seja, se ela é obesa, tem histórico familiar ou é fumante. Vale lembrar que também existe risco de trombose para quem engravida ou anda de avião por longos períodos. Portanto, somente um médico pode indicar qual a melhor pílula ou método anticoncepcional que cada mulher deve utilizar.”

7. Tomar anticoncepcional por muito tempo pode causar infertilidade?
“Não, pelo contrário. A pílula anticoncepcional preserva a fertilidade da mulher e diminui os riscos de desenvolver endometriose, cisto no ovário e o aparecimento de mioma e pólipo uterino.”

8. Há evidências de que o uso contínuo da pílula pode causar câncer?
“Não, não existe nenhuma evidência até hoje de que a pílula cause qualquer tipo de câncer. O que existe é uma evidência muito bem estabelecida de que a pílula protege a mulher contra o câncer do ovário e câncer de endométrio. Ao tomar a pílula, a mulher fica protegida também contra o aparecimento de miomas, endometriose, pólipos, cistos no ovário, alguns tipos de infecção e alterações benignas das mamas.”

9. A pílula pode interromper o crescimento de pelos pelo corpo e rosto?
“Pode. Algumas pílulas têm este efeito: diminuem a quantidade de pelos, principalmente aqueles anormais, que crescem em locais em que a mulher não está acostumada, como na face e abdômen.. Não são todas as pílulas que têm este efeito, mas algumas foram desenvolvidas para este fim. Inclusive, existem pílulas que melhoram também a acne e a oleosidade da pele.”

10. Existe algum horário ideal para tomar o anticoncepcional?
“Existe, à noite. É a melhor hora para tomar, é mais difícil de esquecer e, quando absorver aquele conteúdo hormonal pelo estômago, a mulher estará dormindo e, portanto, terá menos chances de efeito colateral.”

11. Por que é necessário tomar a pílula sempre no mesmo horário?
“Porque a quantidade de hormônio existente nas pílulas modernas é muito pequena. Então, se a usuária começar a variar o horário de tomada da pílula, além de ser mais fácil de esquecer, ela pode alterar também a quantidade de hormônio que vai inibir a formação de um folículo, interferindo, assim, na sua eficácia. Por isso é melhor tomar a pílula sempre no mesmo horário.”

12. Se a pessoa tomar por muito tempo a mesma pílula, ela perde o efeito? De tempo em tempo é preciso trocar de marca? Por quê?
“Não, pelo contrário. Não é porque saiu uma pílula nova no mercado ou sua amiga está se dando bem com outra pílula que você deve trocar de marca. O importante é: se você está se dando bem com a sua pílula, está fazendo o seu controle médico a cada seis meses e não tem nenhuma contraindicação, você deve continuar com a marca do seu anticoncepcional habitual. Não troque. Quanto mais tempo a mulher tomar a pílula, maior o efeito contraceptivo. E a indicação do uso da pílula depende de quanto tempo se quer evitar filhos.”

13. Pílulas anticoncepcionais podem causar dependência?
“Não, não causam dependência. Se a mulher se sente mal quando interrompe o uso da pílula é devido à queda hormonal. Quando ela faz a pausa de 4 ou 7 dias, há uma queda hormonal e esse mal estar é devido a essa queda. Isso não é dependência, mas ela pode conversar com o seu médico para saber quais os métodos contraceptivos mais indicados para o seu caso.”

14. Na troca de anticoncepcional há riscos de uma gestação?
“Não. Se o anticoncepcional for trocado sem interromper sua orientação de uso, não tem risco nenhum.”

15. Na hora de comprar a pílula receitada pelo médico, posso escolher uma versão genérica ou similar?
“A resposta é não. Embora alguns farmacêuticos digam que genéricos ou similares possuem a mesma função do remédio indicado na receita, é preciso prestar muita atenção, pois nem sempre a composição do remédio similar ou genérico é exatamente a mesma do medicamento indicado pelo médico e os resultados podem ficar prejudicados. Na dúvida, converse com o seu médico para saber qual a melhor opção. “

As últimas do Donna
Comente
  • Daniela Bretas

    Eu uso um anticoncepcional chamado Qlaira e quero trocar pra um chamado Yasmin, o que faço?

    • http://www.fuckinggirls.com Paulo Garcia

      Vai à farmácia da sua esquina e peça ao farmacêutico esse anticoncepcional. Passe no caixa e pague. Pronto.

    • Anna Carolina

      Melhor resposta que a sua, só essa: vá ao médico procurar orientação.

    • Patricia Chaves Carvalho

      Kkkkkkkkkkk

  • adriano

    tomar anticoncepcional por muito tempo causa aumento de peso?E sintomas de gravides?

    • thaynara

      aumento de peso depende do anticoncepcional mais è dificil achar um que não tenha esse efeito o melhor é ir em um genecologista para ele dizer qual o certo pra você :/

    • Stephanie

      Thaynara, vc está enganada. Anticoncepcional nenhum moderno faz a pessoa engordar. O que acontece é que tem muita mulher sedentária, que não se alimenta corretamente e toma pílula. Aí é mais fácil culpar a pílula. Ou até quem tem problemas de tireóide. Mas de antemão, já digo: anticoncepcional é passado pelo ginecologista. E existem contra indicações: hipertensão, fumantes e com antecedentes de problemas circulatórios. Tomo pílula desde meus 13 anos ( ovários policísticos), hoje tenho 28 e tenho o mesmo peso.

    • Daniela

      Respeito sua oupinião, mas comigo foi diferente, quando comecei a tomar a pilula engordei 7 kilos eu malhava todos os dias pesava 48 kl minha alimantaçao era regrada e nunca tive problemas hormonais. Na epoca eu gostei porque eu me sentia muito magra, ganhei mais curvas sem duvida.

    • Stephanie Petruska

      Daniela, mas possa ser que esses 7 kg que vc tenha ganhado tenha sido de massa muscular, afinal de contas, como vc mesma disse: malha e se alimenta bem. E toda massa muscular pesa mais do que a gordura. O anticoncepcional não faz ninguém ganhar massa muscular, muito menos gordura. Isso eu digo com toda certeza porque minha ginecologista, fisioterapeuta e biomédica tem as mesmas opiniões. Agora se vc acha q foi gordura que ganhou, é bem estranho, aí vale a pena vc procurar uma nutricionista pra saber se realmente vc está se alimentando bem. Fora que um médico pode avaliar pelos seus exames anuais se vc está com o metabolismo muito lento, pois com o passar dos anos isso pode acontecer. Enfim, o mundo da medicina é bem complexo :)

    • Paulo Emílio de Moraes Garcia

      Com anticoncepcional a mulher passa ser mais bem comida. E mulher bem comida engorda um pouquinho mesmo, pois aumenta o bumbum, os peitos, os lábios, enfim, todas aquelas partes que são “irrigadas” com aquele líquido, se é que me entende.

    • Stephanie Petruska

      Paulo, por favor, respostas sem fundamento científico e chulas deste jeito, guarde para si. Vc além de ser bem machista ainda é um ignorante. Vá estudar, ou pedir uma aula para qualquer médico, em especial um endocrinologista que te dirá como homens e mulheres ganham peso, para evitar que você passe vergonha com tamanha falta de conhecimento.

    • http://www.fuckinggirls.com Paulo Garcia

      Ôpa, uma aula sua eu topo!! E com prazer, se é que entende! Vamos marcar??! Beijo!

    • Stephanie Petruska

      Sou fisioterapeuta Paulo Garcia. Não, nao entendo o que o senhor diz. Para tirar suas dúvidas referentes ao assunto, por favor, procure um ginecologista ou se for relacionado a saúde do homem um urologista. Quanto ao ganho peso, como citado, o melhor profissional de saúde é o endocrinologista.

    • Adrielly Almeida

      Você toma desde os 13 anos? E nunca teve problemas? Eu tomo a 5 anos e morro de medo de dar algo errado e falhar cmg, mesmo tomando corretamente. Tem alguma dica?

    • Stephanie Petruska

      Nunca tive problemas Adrielly. Li um artigo científico que minha medica me passou que, mulheres que tomam há muito tempo uma mesma pílula anticoncepcional, aí que estão protegidas de inúmeras doenças e cai muito o risco de ter algum problema circulatório,etc. Lógico que, todas as pessoas da face da Terra tem que seguir dicas básicas como: se alimentar corretamente, estar no peso ideal, não beber, não fumar, praticar atividade física regularmente. Mas a questão é que temos o maior percentual de pessoas que não seguem isto e ainda reclamam que tem problemas de saúde. Aì fica difícil né? :( No seu caso, se não me engano, vc tem medo de falhar com vc, vc diz sobre engravidar? Ou sobre a saúde mesmo? Bem, se for sobre gravidez, se vc toma diariamente, na hora, não tem como engravidar, digo por mim e toda minha familia que usa: ninguém engravidou. SObre a saúde, passamos anualmente por exames rotineiros (ginecológicos, de sangue, fezes, urina, cardiológico…), se está tudo certinho não há pra quê se preocupar.

    • Adrielly Almeida

      Sim, sim, questão de saúde eu faço acompanhamento, vou ao ginecologista de 6 em 6 meses, ou se acho que tem algo estranho. O meu medo mesmo é relacionado a gravidez, mesmo sendo bem rígida em relação ao remédio, pra onde vou levo, minhas amigas até baguncam as vezes, mas é questão de um pouco de medo mesmo, mas agradeço sua resposta. Bjs

    • vick golden liberato

      bom ja q vc é experiente em tomar o remedio,eu queria saber,ex:eu começo a tomar o anticoncepcional ai depois de um mês eu paro….. msm sem ter relações pode engravidar…..

    • Elisa

      Oi, eu tenho 13 (quase 14) e vou começar a tomar pelo mesmo motivo que o seu, to com medo da pílula dificultar o desenvolvimento dos meus seios, quadril e cintura… Vejo minhas amigas e todas já tem um corpo praticamente “formado”, eu não. Quase não tenho seios, nem quadril, nem nada (e nem sou tão magra), você sabe se isso prejudica ? Todo mundo na minha família tem seios fartos, menos eu… Me sinto deslocada, estou com muito medo de que a pílula atrapalhe mais ainda… Minha mãe com a minha idade já tinha seios grandes. Meu médico receitou o Yasmim (dizem que é muito bom). Por favor, me ajude… Prejudicou seu desenvolvimento ou não ? (Isso vale também pra altura, você parou de crescer ? Eu só tenho 1,55)

      Não sei se você é a mesma aí de cima que eu comentei (parece ser), mesmo se não for, caso possa ajudar… Ficarei muito grata !

    • Elisa

      Oi, eu tenho 13 (quase 14) e vou começar a tomar pelo mesmo motivo que o seu, to com medo da pílula dificultar o desenvolvimento dos meus seios, quadril e cintura… Vejo minhas amigas e todas já tem um corpo praticamente “formado”, eu não. Quase não tenho seios, nem quadril, nem nada (e nem sou tão magra), você sabe se isso prejudica ? Todo mundo na minha família tem seios fartos, menos eu… Me sinto deslocada, estou com muito medo de que a pílula atrapalhe mais ainda… Minha mãe com a minha idade já tinha seios grandes. Meu médico receitou o Yasmim (dizem que é muito bom). Por favor, me ajude… Prejudicou seu desenvolvimento ou não ? (Isso vale também pra altura, você parou de crescer ? Eu só tenho 1,55)

    • Stephanie Petruska

      Elisa, e dê graças a Deus por vc não estar tão desenvolvida quanto as meninas de sua idade. No geral, meninas muito novas que já tem o corpo muito desenvolvido para a idade no futuro serão pessoas com problemas para emagrecer, normalmente obesas. Mas respondendo sua pergunta: nenhum anticoncepcional tem esse poder de prejudicar o desenvolvimento da mulher. Se for para vc ter seios e quadril grandes, etc, isso faz parte de sua genética. Como é sua mãe e se tiver, irmã? E a família do seu pai? Você precisa se guiar pela sua família, apenas sua genética que determinará o tipo de corpo que terá. A mesma coisa serve para altura: vc já menstruou então não irá crescer mais que 1 cm. Meninas crescem enquanto não menstruam. Vc pode comprovar quanto ainda irá crescer fazendo um Raio X da própria mão mesmo, qualquer médico receita isso, para ele te dizer de acordo com o espaçamento de suas articulações quanto vc ainda irá crescer. Não se sinta inferior porque tem um corpo esbelto e é de baixa estatura. Seios grandes naturais infelizmente tem tendência de serem bem flácidos (caídos), e meninas muito desenvolvidas hoje, amanhã tem sérios problemas para conseguirem ser magras, fora a saúde que tem grandes probabilidades de não ser das melhores ( em especial para os ossos, musculos e tendoes por causa do excesso de peso, sem contar as doenças oportunistas como hipertensão, diabetes, etc). Não estou generalizando que toda pessoa acima do peso tenha que ter alguma doença, mas já é uma porta aberta para doenças, infelizmente! Ah, vc consegue melhorar seu corpo com atividade física, já tem idade para iniciar!

    • Adriane

      Bom, os anticoncepcionais podem causar retenção de líquidos, ou seja, inchaço no corpo, porém não é via de regra pois cada pessoa reage de maneira diferente frente a medicamentos.
      Alguns sintomas realmente podem ser confundidos com os de gravidez, por exemplo, náusea, vômito e desconforto mamário.
      Espero ter ajudado!

    • Stephanie Petruska

      Sim, mas o que acontece é que muitas pessoas começam a tomar anticoncepcionais sem consultar um médico ginecologista: ele vai passar exames para saber qual o ideal para a pessoa, e lógico qual o tipo de anticoncepcional correto para esta mulher, pois existem inumeros tipos. Pois como vc disse: cada organismo é diferente. E mesmo assim, se acontecer algum sintoma desagradável, é voltar ao médico para ele mudar o remedio de acordo com o que ele conhece do seu organismo.

    • Paulo Emílio de Moraes Garcia

      Bem, se você não tomar anticoncepcional, certamente vai aumentar de peso, pois vai carregar uma criança na barriga! rarararararar

  • gracy

    se eu tomar um anticoncepcional tipo tess e quiser trocar pelo yasmim terei que tomar cuidado pra não engravidar pois eles não tem a mesma formulação

    • thaynara

      consulte sua genecologista :/ se não tem uma procure

    • Lili

      Nossa vi orrores desse anticincepcional

    • Stephanie Petruska

      Mas não é preciso ter a mesma formulação para evitar gravidez Gracy. Não vá pela internet, procure um médico. Ele irá tirar todas suas dúvidas, e para trocar anticoncepcional é simples: acaba uma cartela do antigo e já inicia a outra após passado os 7 dias de pausa. Mas quem dirá qual o melhor anticoncepcional é vc é um ginecologista, sempre!!!

  • Talita

    De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária: a segura substituição do medicamento de referência pelo seu genérico, é assegurada por testes de bioequivalência apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde. O mesmo não ocorre com os similares, porém, não vejo quais os argumentos médicos para dizer que os genéricos não possam substituir os de referência com a mesma eficácia e segurança.

    • thaynara

      falou falou falou e não disse nada :/ calanga

  • simone Loblein

    nunca tomei anticoncepcional, e faz um tempo que estou tentando engravidar e não consigo!!! será que tenho que tomar por algum tempo /?

    • thaynara

      anticoncepcional para engravidar? olha pelos meus conhecimentos o anticoncepcional è para não engravidar então isso não vai te ajudar muito se esta tentando engravidar e não consegue isso tem que ser visto por um medico talvez você possa ter problemas pra engravidar mais com a orientação certa de um medico isso pode ser mudado :/

  • thaynara

    eu uso o yang 30 tem 3 dias e eu tenho uma duvida no dia que eu tomei pela primeira vez a noite eu vomitei mais ja tava me sentindo mal sera que botei o remedio pra fora ? bem eu continuei tomando normal mais ha algum problema se botei pra fora?

  • Bruna Carolina Do Nascimento

    Olha eu faço uso de anticoncepcional , e medico me receitou um chamado tess , e no mercado tem outros com a mesma composição achei um chamado feane , outro chamado repopil 35 , ha algum problema em tomar o repopil no lugar do tess.

  • Carolien

    Eu tomava pilula anticoncepcional, mas mudei com orientação da minha ginecologista, para a injeção.
    Mas ela tem me dado muita colica intestinal.
    Queria voltar p pilula. Seria possivel sem correr nenhum risco? e Quais cuidados devo tomar?

  • Josi

    Tomava o yasmin a 5 anos e minha GO decidiu trocar porque eu estava tendo escape…
    Comecei a tomar o Qlaira no primeiro dia que menstruei segundo orientação dela, mas não menstruei,e já comecei a segunda cartela normalmente… será que estou gravida???

  • Kath

    Eu tomo o anticoncepcional YAZ. Posso trocá-lo pelo Selene?

    • natalia

      Selene é muito mais forte do que YAZ, se você fuma ou sua familia tem tendencia a trombose ou depressao o uso de Selene não é recomendado

  • Lala

    eu uso micronor pois amamentava agr passei a usar o ciclo 21, ja estou protegida ou tenho q usar outro método durante o primeiro mês ?

    • Lavinia

      Ciclo 21.. ñ e Muito de confiança.. 😉

    • Dea

      Uso ciclo 21 há dois anos e nunca tive nenhum problema! :)

  • Sam

    Tomo,siclo 21, ah 1 ano e meio, mais nunca no mesmo horario será que corro risco de engravidar?

    • Ana Paula Mariano

      Se a diferença for de mais de 12h, sim.

  • Tha

    Doutor, tomo anticoncepcional Tantin estou da 4º cartela (começei esse mês dia 10), tomo todos os dias as 20:30 porém segunda irei começar a faculdade e não quero ter de tomar no meio da aula, eis a questão, posso mudar o horário para no caso 18:00/18:30 ? Ao fizer isso terei de esperar todo o tempo novamente para ficar “segura” no sexo ? Posso fazer isso de imediato já que não poderei esperar até que a cartela termine ?

  • Nayanne Santos

    Faço uso do Tamisa20, de uns dias pra cá estou colocando uma borrinha marron na calcinha, mais uso sem erro o anticoncepcional, segundo meu médico teria que aumentar a dosagem pra o Tamisa30, achei muito estranho. Isso Procede ?

    • Ana Paula Mariano

      Se ele disse, sim. Essa borra é um escape, e o anticoncepcional com maior dosagem vai cortar esse escape.

  • maria

    Eu uso anticoncepcional a um bom tempo, mais tive relações com meu namorado e não usei o preservativo! Minha preocupação é que eu estou tomando o remédio mais não no mesmo horário, e teve um dia que eu esqueci de tomar :s eu corro risco e engravidar ?

    • Ana Paula Mariano

      Com certeza você corre risco de engravidar. Se esqueceu de tomar um dia, use preservativo, interrompa a cartela e comece do zero.

    • Stephanie Petruska

      Está errado interromper a cartela Ana Paula. Mesmo que a pessoa esqueça de tomar a pilula no horario, a pilula ainda está a protegendo por mais 12 horas. Lógico que, sabendo disso, não é para isso virar rotina. É tomar sempre no mesmo horário, e terminar toda a cartela, pois caso vc não termina vc acaba modificando todo seu ciclo. E o ideal é: mesmo usando pílula, tem de se usar a camisinha, pois a pilula protege de gravidez mas não uma DST. A camisinha também serve para isso. E deve ser usada em toda relação.

  • Daniela Ramos

    O meu horario de tomar a pilula varia das 22h até as 23h30min todos os dias, não passa disso. Corro risco de engravidar, mesmo realizando o coito interrompido?

    • Daniela

      não! o anticoncepcional deve ser tomado até 12 horas em atraso! você está segura!

  • Iara

    corro risco de engravidar quado trocar de um anticoncepcional para outro? tenho que aguardar algum período?

  • karen

    Minha medica me passou o perlutan, eu tomava o que o posto de saúde oferecia, ela falou que eu poderia tomar o genérico mas estou com medo de não ter o mesmo efeito que o Original! Você pode me aconselhar? Beijos espero a sua resposta

  • Barbara Schminsky

    tomo o mesmo anticoncepcional a quase dois anos e agora precisei mudar de horário
    de 12:30 para 9:30 … corro risco de gravides?

  • Gabriela

    tomei pílula a 10 anos atrás . Minha menstruação vem sempre no Primeiro dia do mês ou seja dia 01 de julho posso começar a tomar pílula hoje e não engravidar

  • Isabella Bruno Reis

    Boa tarde , nunca tomei anticoncepcional pois quero engravidar mas ainda nao consegui. Tenho relaçoes a 3 anos. Devo começar a tomar para ter filhos ou continuo tentando? Mt obrigada pela atençao

    • Adriane

      Olá Isabella! O anticoncepcional é recomendado para evitar a gravidez, no caso de mulheres que desejam engravidar o tratamento a ser seguido é outro.
      Procure um especialista para um diagnóstico exato.
      Boa sorte!

    • Daniela

      existe anticoncepcionais para tratamento de ovários policístico, vá ao ginecologista fazer exames, e o mesmo a indicará qual é o apropriado ao seu organismo!

  • Máry Alves

    Eu uso a ciclo 21 só que to sentindo cólica durante o meio da cartela ,e dores nas mamas planejo trocar de pílula qual a mais adequada ?

    • Daniela

      vá ao ginecologista e ele o receitará o adequado ao seu organismo!

  • Talyla

    Iniciei o uso do contraceptivo Mulièri há quase 1 mês, e venho notando o aumento de cólicas e que estou engordando com muita facilidade. Gostaria de saber se esse aumento de peso seria apenas inicial ou se isso perdurará ao longo do tempo e se essas cólicas poderiam ser uma espécie de rejeição do organismo à pílula?
    Agradeço desde já por alguma informação. :)

  • Emmanuelle

    Eu uso um anticoncepcional chamado Siblima. Estive recentemente em um angiologista e o mesmo pediu para que eu suspendesse o uso do mesmo, pois fazem exatamente 9 anos que tomo o mesmo. Queria entender o pq do anticoncepcional ser tão prejudicial.

    • Stephanie

      Não é que o anticoncepcional seja prejudicial: eles tem inúmeros benefícios, até mesmo de prevenção de certos tipos de câncer. A questão é que, como todo remédio, possui contra indicações: mulheres hipertensas, fumantes ou com problemas circulatórios…. Acima de 35 anos… Só um médico pode saber qual o melhor anticoncepcional para cada mulher. O angiologista deve ter achado algum problema nos seus vasos para suspender o uso do mesmo.

    • Paulo Emílio de Moraes Garcia

      Meu Deus, Siblima NÃO É anticoncepciona!! É analgésico, fia!! Fudeu geral!!

    • Paulo Emílio de Moraes Garcia

      Se o mesmo não fez mal para a mesma, mesmo assim não consulte o mesmo, sendo que o mesmo pode provocar mesmo gravidez.

  • Nat

    Tenho muitas dúvidas a respeito do uso de anticoncepcionais, pois em muitos sites falam dos malefícios à saúde qje o hso pode causar como complicações cardiovasculares , câncer etc… Esses riscos são verdadeiros? Ou posso fazer uso dele sem medo ?
    Obrigada :)

    • Daniela

      somente se na sua família tem casos de pessoas com câncer, complicações cardiovasculares e etc..

  • Millene Santana

    Eu tomava o anticoncepcional cerazett até o dia 27 de julho. no dia 28 comecei a tomar o Elaine 28 e até agora minha menstruação não desceu será que esse atraso e por conta da troca do anticoncepcional??

  • Daiany

    Eu tomo o anticoncepcional iasmim genérico e foi na farmácia comprar ao chegar lá o farmacêutico tinha um genérico da neo química sendo da mesma composição (será que tem algum problema por ter tomado dez de um fabricante e começar tomar mais onze sendo de outro fabricante com a mesma composição)

  • Beatriz Santos

    Olá eu queria tira um dúvida.
    Eu tomo o anticoncepcional a mais de um ano, mas parei uns dois meses pq minha menstruação não vinha. Então ela veio ai comecei a toma como recomendado(no primeiro dia da menstruação). Agora o remédio acabou e ela .não veio de novo e já iniciei outra cartela normalmente. Corro risco de ter engravidado ? Por isso ela não veio? Obrigado des de ja

    • Adriane

      Olá Beatriz! Se você teve relações e FEZ uso de preservativo durante o tempo em que nao tomou anticoncepcional, você provavelmente não está grávida. Nem sempre a ausência de mentruação indica uma gravidez.
      Se tiver dúvidas faça um teste de farmácia ou de laboratório (BHCG).
      Certamente seu organismo não está reagindo ao medicamento da maneira desejada, o melhor a fazer é consultar-se com um ginecologista.
      Espero ter ajudado!

  • diciaria

    eu estou menstruada desde de domingo passado e vivo com ansia de vomito e mesmo aasim tomo comprimidos è o micronor posso esta gravida,E SE POSSO TOMAR ANTICONCEPCIONAL ENQUANTO ESTIVER NO PERIODO DA MENSTRUAÇAO

    • Paulo Emílio de Moraes Garcia

      Minha filha, você já está grávida! Já vai escolhendo o nome do bebê.

  • Luana Trindade

    se eu toma um dia so a cartela e não toma mais tem problema

  • Marina Chaves

    Mudei o meu horário de tomar o antinconcepcional, prejudica em alguma coisa ?

    • Paulo Emílio de Moraes Garcia

      Não, desde que o anti não seja feito de farinha.

  • Joyce Rocha

    Eu tomava o diclin troquei pelo ciclo 21 …
    Mas foi assim parei o diclin na terça mestruei na sexta e só tomei o ciclo 21 na terça … dei a pausa que é recomendada para quem toma o mesmo anticoncepcional. ..
    Tô muito preocupada será que tem possibilidade de gravidez! ?

  • jessica

    Eu uso anticoncepcional TESS,no quarto dia de pausa eu resolvi tomar d novo pq n queria mestruar ,so que tomei outro o SELENE.e POSSIVEL ENGRAVIDAR ?sendo que nesse periodo eu tive relação sexual desprotegida?

  • Roberta albino

    Eu tomava pílula, e agora passei pra injeção.
    Corro o risco de engravida?

    • Paulo Emílio de Moraes Garcia

      Depende da injeção. Se for aquela que os homens têm entre as pernas, pode ser que sim.

  • ruth

    Vou começar a tomar anticoncepcional pela primeira vez, já faz 10 dias que menstruei, tem algum problema?

    • Daniela

      sim você não estará segura contra uma gravidez indesejada! o correto é você iniciar a primeira cartela no primeiro dia de menstruação!

  • Luana

    Eu trabalho mais nem sempre tomo no horario certo eu queria saber si tem possibilidade di engravidar

    • Paulo Emílio de Moraes Garcia

      O que tem anticoncepcional e trabalho, sua Anta?

  • Alícia Rayane

    Esquecer o horário certo de tomar o anticoncepcional corre risco de engravidar?
    Eu estou tomando pela primeira vez, e escolhi um horário certo pra tomar , tomei no horário certo durante dois dias no terceiros dia tomei antes da hora certa, porém não esqueci nenhum dia só mesmo o horário, tenho chances de engravidar assim?

  • elida

    Eu não estava tomando o anticoncepcional e tive relação sexual se eu tomar depois da relação pode evitar a gravidez ou é gravidez na certa?

    • Paulo Emílio de Moraes Garcia

      Espera nove meses pra ver. Depois me conta!

  • Keullin Moraes

    OI com o passar do tempo pode acontecer da menstruacao nao deser devido a pilula ? ,Porque eu uso o anticoncepcional selene e nesse ultimo mes que estou usando a minha menstruacao nao deceu direito.

  • Lu Diniz

    Já tive trombose venosa profunda, nunca mais vou poder tomar a pilula?

    • Stephanie Petruska

      Por vc ter tido TVP, podemos crer que vc tenha problemas de circulação, não tenho como afirmar pois não a acompanho. Mas isso já é contra-indicação da pilula com o estrógeno e progesterona. Mas a pilula com apenas 1 componente, que é a progesterona, ela não induz uma pessoa com problemas circulatórios e etc a ter problemas de trombose. Mas isso só um médico ginecologista que te acompanha que vai te afirmar, e te passar a pilula. Marque sua consulta e tire suas duvidas.

  • Suelem

    Troquei meu anticoncepcional pelo Elaine ciclo e esta saindo borra preta mais de uma semana o que faço pra isso ir embora? Eu posso ter relação?

  • juci

    no quinto dia da mestruação se eu ficar com o meu parceiro corro risco de engravidar.

  • Helena ribeiro aquino

    Meninas eu queria saber mas sobre o anticoncepcional yasmin pq quero tomar ele é q eu tomava injeção mas ñ estava mim dando bem…e q horário eu tomo tem horario certo…ou ñ..

  • geisielle martins

    Pode tomar anticoncepcional no primeiro dia do mes?????

    • Paulo Emílio de Moraes Garcia

      Sim, claro, no primeiro, no segundo, no terceiro, […] até o dia 31, se o mês for de 31, ou 30, se for de 30 dias.

  • isabelly

    Tive relacao dia 29 e O meu Namorado Gozou dentro , Tomo cliclo 21 I vou ter que trocar para a injecao dia 16 sera que posso trocar De anticoncepcional? Vou esta segura?

    • nats

      Sim, o importante é você ter relação com camisinha até ter 3 meses de uso

  • taina

    eu tomo meu anticoncepcional sempre as 23 da noite, mais se eu quiser tomar ela a tarde,não todos os dias só um único dia tem problema?

  • Fran

    Gostaria de saber se posso começar a tomar pílula sem menstruar. Tenho certeza que não estou grávida, pois meu namorado viajou há mais de 7 meses e a minha ultima menstruação ja faz uns 15 dias. Posso tomar que sua eficacia está garantida?

  • Naye Conte Taffarel

    Olá .se eu tomar anticoncepcional de uso continuo por meses sem pausa como irei saber se posso estar grávida?
    E quais são os remédios de uso continuo mais usado e com mais eficiência?

  • Paulo Emílio de Moraes Garcia

    Só acho que transar sem camisinha e gozando dentro é uma maravilha! Por isso, acho que se deve sim usar sempre anticoncepcional para possibilitar essa maravilha que é o sexo dessa forma! Delícia!

  • Paulo Emílio de Moraes Garcia

    Nós homens estamos fudidos!!! Com tantas antas como essas bestas com essas dúvidas básicas sobre antis, o risco de uma paternidade indesejada é altíssimo, socorro!!

  • Ana Thais

    Utilizei o Stezza durante 4 meses, mas meu dermatologista me recomendou o Ferane35, tomei o primeiro comprimido do Ferane35 hoje e estou com dor de cabeça(oque raramente acontece comigo), tem alguma relação? Durante essa “transição” é normal ter efeitos colaterais? E tem algum risco de gravidez?

  • Alessandra Barbosa

    Eu vou começar a toma noretin ele traz algum efeito?

  • Mirella

    Eu já tomo um anticoncecional, vou trocar pelo Qlaira, quando eu começo a tomar? Logo quando acaba a cartela do que já uso ou no primeiro dia de menstruação?

  • Ludmila

    Favor verificar a informação a respeito da troca referência-genérico. Genéricos podem SIM ser trocados pelo farmacêutico, pois segundo a ANVISA, para serem considerados genéricos, devem possuir o mesmo princípio ativo, a mesma forma farmacêutica, devem ser bioequivalentes e com mesma biodisponibilidade. Ou seja…

  • disqus_GV3URi6GDk

    Terminei minha cartela de ciclo 21 e fiz a pausa de 7 dias, no oitavo dia troquei por Diane 35, corro risco de engravidar durante a pausa ?

  • Janaína Nunes

    Faz 5 meses que inicie o anticoncecional ciclo,sendo que não inicei no primeiro dia da menstruação, porém venho tomando 5 meses corretamente todos os dias e no mesmo horário. Gostaria de saber se corro algum risco de engravidar fazendo sexo desprotegido

  • Lara

    Olá. Eu troquei de anticoncepcional a cerca de 15 dias, tomava Dalyne e estou tomando Selene agora por recomendação da ginecologista. Porém eu estava tão nervosa e ansiosa para ver o remédio agir na minha acne que n esperei os 7 dias que deveria, logo que menstruei tomei no primeiro dia, será q isso pode acarretar algum efeito colateral? Oq reparei foi que meu fluxo naquela semana aumentou, mas estou com medo de acabar não ajudando nas espinhas. :/ Alguém pode me ajudar?

  • Julia Pinheiro

    Eu tomo o anticoncepcional primera 30
    Então eu fui comprar meu anticoncepcional e o farmacêutico me deu o Tâmisa 30, só que só fui perceber depois de 5 dias tomando, fui na farmácia e troquei pelo primera 30
    Corro risco de engravidar ?

  • leandro rocha

    Ele deu algumas informações errada pílulas de anticoncepcionais combinadas ou seja q tem o componente estrógeno e de progesterona tem mais risco de trombose do que a minipilula q tem apenas o componente de progesterona, e sim doutor medicamentos similares passam por testes de bioequivalência que confirmam assim como medicamentos genéricos q sua composição eh exatamente igual do medicamento original e isso n são farmacêuticos que dizem isso eh comprovado por testes q identificariam ate msm um isômero de diferença do composto original e até microgramas na diferença de concentração

  • Fernanda

    Ninguém melhor que um farmacêutico para falar de remédios, e digo que a última questão (15) está um pouco errada , você pode SIM com a orientação de farmacêutico trocar o seu remédio indicado pelo médico por um GENÉRICO, pois as mesmas exigências feitas pela ANVISA para o laboratório que fabricar o medicamento ÉTICO, são obrigatoriamente feitas para um laboratório fabricar o GENÉRICO . O GENÉRICO tem que ser e seguir a mesma formulação do ÉTICO e ser efetivo na mesma dosagem e no mesmo espaço de tempo, por normas da Anvisa entre outra exigências . Cabe ao farmacêutico dar ao seu cliente a opção de escolher entre levar um medicamento ÉTICO (mais caro indicado pelo médico) e o medicamento GENÉRICO (mesmo fármaco, obrigatoriamente tem o mesmo efeito e mais barato) . Consulte um farmacêutico e Leia a Bula .

Hot no Donna