Gosta de comida caseira? Saiba como montar uma marmita prática e saudável

*Por Lenice Carvalho, nutricionista

Pois é, em diversos lugares do mundo as pessoas levam suas refeições para o trabalho, aqui, este movimento ainda é discreto. Para quem está aderindo ao hábito, quero dar algumas dicas para a preparação da marmita. Com praticidade e optando por alimentos essenciais, você pode montar um prato completo e saudável. Almoçar uma refeição caseira, representa ganho de dinheiro e qualidade. Que tal começar agora?

:: Alimentação: 5 cinco sinais da intolerância ao glúten
:: Barrinhas de cereal: vilãs ou mocinhas de uma alimentação saudável?

Quem optar por uma refeição fria, pode montar a marmita na véspera para não perder tempo pela manhã. Procure selecionar uma variedade de vegetais, saladas que podem e devem ser enriquecidas com castanhas picadas, gergelim ou sementes de abóbora sem casca para incrementar o teor de nutrientes.

dieta-1132x751

Acrescente uma proteína animal, como frango em cubos com pimentões coloridos ou proteína vegetal como húmus (pasta de grão de bico) e um carboidrato que pode ser um arroz 7 grãos ou pão sueco para comer com a pasta. A pasta de grãos substitui o frango em vários nutrientes e tem a vantagem de não ressecar na marmita, além de podemos comer uma porção bem farta.

014

:: Tapioca emagrece? 10 motivos para incluir o alimento na dieta
:: 3 sopas leves e funcionais para os dias quentes ou frios

Mas se você vai transportar uma refeição que deve ser aquecida, pode preparar nas marmitas convencionais, mas jamais aqueça no recipiente plástico. Plásticos tem resíduos químicos como o bisfenol A, muito prejudicial à saúde, atuando como disruptor endocrino – alterações na função fisiológica sistema endócrino. Remova e aqueça em prato de vidro. O cardápio pode variar para iscas de carne acompanhadas de purê de abóbora e legumes assados, assim, evita-se cheiro de peixe na firma! E também deixe os molhos para refeições não transportadas.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna