Grupo de mulheres propõe novo “bico de pato” para humanizar consultas ginecológicas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Imagine se o exame pélvico, um dos mais temidos pelas mulheres, fosse repensado para ser menos intimidador. Se o espéculo, o objeto conhecido popularmente como bico de pato, não tivesse um formato tão agressivo e que assustasse tanto as pacientes.

O grupo de mulheres norte-americanas Yona, formado por três designers e uma engenheira, buscou redesenhar esse utensílio ginecológico de maneira que tornasse o exame pélvico mais humanizado. O espéculo resenhado é de silicone, com formas mais arredondadas e na prática não precisaria abrir tanto a vagina para examinar a parte interna.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A intenção do grupo não é apenas repensar o instrumento, mas toda a consulta ginecológica: salas mais acolhedoras, conversas menos constrangedoras e mais informativas são algumas das ideias do Yona. Também foi criado um aplicativo que tem, entre suas funcionalidades, a possibilidade de ouvir uma música relaxante antes do exame e tirar dúvidas.

As desenvolvedoras do Yona incentivam as pacientes a compartilharem suas vivências com a hashtag #spreadit para quebrar mais essa tabu na vida feminina.

Leia mais:
:: Primeira visita ao ginecologista deve ocorrer aos primeiros sinais da puberdade
:: Ginecologista tira dúvidas femininas sobre a temida TPM

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna