Hábito seguro: 10 dicas para evitar lesões durante os exercícios físicos

Roupas com tecidos que facilitem a transpiração e evaporação do suor são as mais indicadas

Hidratação adequada torna mais fácil a execução dos exercícios
Hidratação adequada torna mais fácil a execução dos exercícios Foto: Adriana Franciosi

Como é habitual nessa época do ano, muitas pessoas começar a praticar exercícios físicos, motivados pelas temperaturas mais agradáveis e pelo desejo de melhorar o corpo. Mas, assim como aumenta a corrida para as academias e parques, cresce o risco de lesões decorrentes da falta de instrução profissional e de exageros.

? O exercício é como um remédio: se você não ingere terá problemas, se ingere em excesso, poderá fazer mal ? alerta o professor de educação física e personal trainer, Márcio Soares, especialista do Consultório Bem-estar.

Segundo ele, o erro mais comum é começar a se exercitar sem auxílio profissional, de forma desordenada e incompatível com suas capacidades físicas.

? A individualidade biológica deve ser observada e seus limites respeitados para que não ocorram desequilíbrios, sendo que o trabalho de condicionamento físico deve ser planejado individualmente.

Preste atenção nas dicas do professor:

1) Cada indivíduo é único, e atividades e exercícios que são agradáveis para uns, podem não ser para outros. Esforços leves para uns podem ser forçados demais para outros. Siga sempre o seu ritmo, não faça comparações com outras pessoas.

2) Tudo que é feito em excesso é prejudicial à saúde, inclusive esporte. Quem realizar exercícios físicos para melhorar ou manter sua saúde não deve sentir dores ou sensação de mal estar. Atletas estão em outra categoria, pois, precisam chegar aos seus limites fisiológicos.

3) Faça sempre aquecimento antes de iniciar os exercícios e alongamentos antes e depois dos exercícios.

4) Tipo de roupa adequada e específica para a prática de exercícios físicos é fundamental para o bom rendimento. Prefira tecidos que facilitem a transpiração e evaporação do suor: os chamados “Dry Fit”.

5) Isso vale também para o tipo de tênis. Cada tipo de esporte tem um modelo ideal, e o tipo de pisada de cada praticante que pode ser pronada, supinada ou neutra. Escolha o que adapta melhor aos seus pés.

6) Cuidado com o sol, pois é bem comum nesta época observarmos pessoas praticando exercícios ao ar livre sem o mínimo de cuidado necessário. Então, utilize bloqueador solar, use óculos e roupas de cor clara que facilitem a transpiração e a evaporação do suor.

7) Não esqueça de beber bastante água ou repositores eletrolíticos, pois uma boa hidratação deixa o exercício muito mais fácil de ser realizado.

8) Pratique exercícios com quem você gosta, isso torna as práticas mais alegres, saudáveis e prazerosas. Dê prioridade à saúde, não à competição.

9) É muito importante fazer uma avaliação médica e cardiológica antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos.

10) Preserve sua saúde, procure praticar exercícios físicos com orientação de um profissional de Educação Física. E sempre dê preferência a profissionais capacitados e especializados no que fazem. A qualidade do trabalho dele é a segurança para seu bem-estar.

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