Happy hour sem culpa: nutricionista ensina a manter a dieta sem abrir mão do encontro com as amigas

Talvez a parte mais difícil de levar a dieta adiante seja resistir ao convite das amigas para aquele happy hour depois do trabalho. Afinal, como evitar de cair na tentação e provar uma daquelas deliciosas – e calóricas! – comidinhas de boteco?

— É importante que as pessoas saibam que dentro de um estilo de vida saudável não é preciso abrir mão de momentos de lazer e convívio social com os amigos. Nessas horas, basta saber fazer as escolhas certas e com equilíbrio —, comenta a nutricionista Rosana Perim, do Movimento Alelo Comer Bem é Tudo de Bom, iniciativa criada pela Alelo, líder brasileira do setor de benefícios para estimular a adoção de hábitos saudáveis.

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Quer aproveitar a companhia dos amigos sem aquela culpa no dia seguinte? Para te ajudar na missão, a nutricionista indica três passos simples, mas eficazes na hora de se render ao happy hour sem detonar a dieta. Vem ver:

Não vá ao barzinho com o estômago vazio

Sabe quando dizem que o ideal é não ir ao supermercado com fome para resistir à tentação de comprar guloseimas que não estão na lista de compras? Vale o mesmo para a saída com os amigos. Antes de sair de casa, faça um lanche leve, com um sanduíche natural, frutas ou cereais. A sensação de fome pode incentivar a escolha de alimentos gordurosos e mais calóricos, sempre presentes nos cardápios. Fica mais fácil dizer não para aquela polentinha frita quando você está de dieta, não é?

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Troque a cerveja e os drinks por bebidas sem álcool

Quem está de dieta e adora aproveitar um bom Cosmopolitan quando sai com as amigas sabe: talvez tão difícil quanto dizer não a um pãozinho ou comidinha de boteco seja deixar os drinks de lado. Mas tem como comparecer ao happy hour sem cair na tentação, viu? Os smoothies são uma boa opção na hora de escolher os drinks. Prefira as opções feitas com iogurte desnatado, já que, dessa forma, a quantidade de gordura da bebida diminui. Aposte também nos sucos naturais, ótimas fontes de vitaminas e minerais. Lembre-se que, na maioria das vezes, os sucos já possuem o açúcar natural da própria fruta, portanto, evite adicionar mais açúcar e adoçantes. Outra opção também é a cerveja sem álcool.

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Menos frituras, mais petiscos leves

Prefira as opções mais saudáveis como bruschettas, iscas de carne, salgados assados, torradinhas, carnes grelhadas e castanhas. Cuidado com o amendoim – sem perceber, você pode consumir uma quantidade alta que vai prejudicar a dieta. Para se ter uma ideia, 1 xícara de amendoim tem mais de 500 cal, além de muito sal. Vegetais em palitos e espetinhos acompanhados de queijos magros também são ótimos e podem fazer parte de uma alimentação saudável.

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