Injeção anticoncepcional para homens deve chegar ao mercado até 2017

Além da camisinha masculina, a lista de métodos contraceptivos disponíveis no mercado atual é repleta de possibilidades para as mulheres: pílula diária, pílula do dia seguinte, injeções e até mesmo a camisinha feminina. Todo este desenvolvimento de opções para a escolha delas, acabou colocando-as como totais responsáveis pelo próprio corpo.

A novidade, que deve chegar ao mercado até 2017, é voltada para eles, que contavam, até então, com a proteção de látex ou intervenção de vasectomia. A injeção Vasalgel foi desenvolvida pela Parsemus Fondation , uma organização americana sem fins lucrativos.

:: Mitos e verdades: ginecologista esclarece dúvidas sobre o anticoncepcional

A atuação do método no corpo masculino se dá através de polímeros que preenchem os canais deferentes, não permitindo que o esperma circule pela região. Ao contrário dos métodos mais tradicionais, este não é hormonal e pode ser revertido com uma outra injeção, que libera os canais.

fotomulher05_27032013190300

O estudo em babuínos evidenciou a eficácia da criação. Três animais receberam as aplicações e todos mantiveram relações sexuais com grupos de 10 a 15 fêmeas. Em nenhum caso houve fecundação.

:: Felizes sem filhos: as mulheres que optaram por algo diferente

Graças aos bons resultados e ao novo investimento da David e Lucile Packard Foundation, no ano de 2015 as pesquisas em humanos devem começar a ser realizadas. Segundo a Fundação, eles esperam disponibilizar as injeções a preços acessíveis. “O custo será mais baixo do que uma televisão”, informa o site.

A ideia original surgiu em 1999, através de estudos do médico indiano Sujoy Guha. Infelizmente, a Índia mantém o experimento em ensaios clínicos até hoje, o que impossibilitou qualquer avanço científico.

Leia mais
Comente

Hot no Donna