Insônia pode causar mais do que mau humor e cansaço

Problemas para dormir podem desencadear doenças para quem sofre do mal

Luz do quarto pode afetar os níveis de melatonina e interferir em processos fisiológicos controlados por esse hormônio
Luz do quarto pode afetar os níveis de melatonina e interferir em processos fisiológicos controlados por esse hormônio Foto: Daniela Xu

Acordou com a sensação de nem ter dormido? A insônia, problema que afeta milhões de pessoas, pode causar muito mais do que cansaço e mau humor na vida de quem é afetado por ela. Segundo o neurologista Leandro Teles, dependendo do seu nível, ela pode levar a complicações nas funções de órgãos vitais, hipertensão, alucinações visuais ou auditivas.

– A privação do sono também pode funcionar como gatilho para várias doenças neurodegenerativas – alerta.

Leandro Teles ressalta que tratar o problema é fundamental. Num primeiro momento pode-se tentar evitar cafeína após 18h, deitar-se mais cedo, apostar em alguma técnica de relaxamento. Se nada disso funcionar, vale procurar um médico que terá condições de ajudar o paciente a identificar as causas da ansiedade e encontra mecanismos eficientes para lidar com o problema.

O que acontece com o corpo

De acordo com Mathew Walker, pesquisador da Universidade da Califórnia, após uma noite mal dormida, a amídala cerebral (uma parte do cérebro que alerta o corpo para ficar preparado para situações de emergência) fica em ação permanente. Isso pode afetar o córtex frontal do cérebro, que é responsável pela nossa lógica racional. Além disso, a piora na capacidade de memória, controle da fala e irritabilidade ficam mais evidentes.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna