Irmã de Beyoncé tem reação alérgica no dia do casamento; dermatologista alerta noivas sobre as causas

Vestido dos sonhos no cabide, cabelo milimetricamente penteado e o noivo à espera no altar. Com todos os detalhes acertados, o que poderia dar errado em um casamento? No caso de Solange Knowles, uma severa reação alérgica quase comprometeu o grande dia.

A irmã de Beyoncé trocou alianças com o diretor de videoclipes Alan Ferguson neste domingo em uma cerimônia bem intimista e repleta de detalhes bacanas, como a gente contou mais cedo. O que ninguém esperava é que, ao final da festa, a noiva saísse chorando com uma estranha alergia no rosto. Solange foi amparada pela irmã, que a cobriu com um lençol branco, e o cunhado, Jay-Z. Veja mais fotos abaixo:

montagem

 

Mas, afinal, o que pode ter causado o problema de pele?

— Pelas fotos, podemos afirmar que se trata de uma erupção urticariforme, a popular urticária. As lesões são muito características -— explica o dermatologista Orígenes Abreu Filho, do Centro Clínico Gaúcho.

A urticária é uma lesão formada de pápulas, elevações circulares e bem demarcadas na pele, circundadas por vergões vermelhos e algum inchaço. Elas surgem espontaneamente em qualquer região do corpo e podem se dar em decorrência a vários estímulos que desencadeiam a reação alérgica – que é bem mais comum do que se imagina.

Para ajudar as futuras noivinhas – ou formandas, madrinhas de casamentos -, perguntamos ao dermatologista com o que ter cuidado na hora da festa para evitar um problema parecido. Espia a lista:

Alimentos

Crustáceos: Se você nunca experimentou caranguejo, não é a festa de casamento o lugar ideal para provar pela primeira vez. Sabe-se que apenas 2% da população adulta tem alergia a frutos do mar, mas vai que você tem intolerância e ainda não sabe? Na lista dos alimentos que causam reações mais agudas estão siri, camarão e lagosta.

Corantes: Sabe aqueles docinhos de festa que parecem pintados a mão? Para ganhar aquele colorido tão vivo, são utilizados corantes que podem não fazer tão bem assim a pessoas mais sensíveis. O bolo de casamento também costuma ganhar detalhes decorativos que levam corantes. Fique alerta!

Inalantes químicos

Fique atenta a produtos cosméticos que têm cheiro forte e você nunca usou, como spray fixador de cabelo ou de maquiagem. Parecem inofensivos e, na maioria dos casos, de fato são, mas a sensibilidade a algum componente da fórmula pode aparecer justo no dia importante. Semanas antes da data da cerimônia, teste tudo o que você vai usar para evitar reações na noite da festa.

Medicamentos

Nada mais normal do que a noiva ter uma dor de cabeça antes ou após a cerimônia. Fica o alerta: nada de pedir para a amiga um comprimido qualquer. Medicamentos que contém ácido acetilsalicílico como Melhoral e Aspirina podem fazer mal a quem não está acostumada. Ser prevenida é tudo! Leve na bolsa ou deixe com a mãe ou a madrinha o comprimido com que você já está acostumada. Se houver imprevisto e esquecer em casa, prefira sempre remédios baseados no paracetamol, como o bom e velho Tylenol, recomenda o dermatologista.

Maquiagem

É bem mais raro que uma maquiagem que não seja compatível com a sua pele gere uma urticária, mas acontece. O problema mais comum  é o chamado eczema de contato, quando você encosta na pele sensível uma substância e o primeiro sintoma é uma reação alérgica avermelhada.

— Procure sempre levar para a maquiadora os produtos que você está acostumada e usa todos os dias para evitar reações alérgicas — recomenda Orígenes.

Empolou, e agora?

Manchas vermelhas que surgiram do nada e muita, mas muita coceira na pele? Você pode ter tido uma reação alérgica que se enquadra em alguns dos casos que descrevemos acima. A primeira providência é procurar um hospital, já que não se sabe exatamente qual a causa da urticária.

– Em casos menos agudos, geralmente aplicamos corticoide injetável ou tratamentos anti-histamínicos. Já para situações mais severas, o profissional de saúde deve optar por corticoides sistêmicos. Não hesite em procurar o serviço de emergência – alerta o dermatologista Abreu Filho.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna