Jogar futebol traz benefícios para a saúde da mulher

Futebol não é só esporte masculino, certo? Marta que nos diga, afinal a atleta foi eleita a melhor jogadora do mundo pela Fifa cinco vezes. Cada vez mais, as mulheres estão dominando os campinhos. Além do puro prazer do esporte, jogar futebol pode trazer benefícios para a saúde das praticantes.

De acordo com o preparador físico Rodrigo Coelho, bater uma bolinha faz com que a mulher pratique, principalmente, exercícios aeróbicos — aqueles nos quais uma grande quantidade de músculos são usados de forma rítmica. Mas os exercícios anaeróbicos, aqueles de curta duração e grande intensidade, também são exigidos das jogadoras:

— Elas caminham, trotam e correm em intensidades leves e moderadas. Durante as partidas, existem muitos estímulos anaeróbios, como por exemplo, sprints, que são corridas em intensidade máxima, chutes, saltos, acelerações e desacelerações em altíssima intensidade — explica Coelho.

tumblr_m1voc0JUZt1r3i2gwo1_500

:: Caminhar rápido é a maneira mais eficiente para emagrecer, aponta pesquisa

A variação entre um tipo de exercício e outro contribuí para a redução da glicemia, pressão arterial e diminuição de peso, segundo o preparador. Ele também ressalta que, jogando futebol, é possível observar a redução da gordura corporal e uma sensação de prazer e satisfação para quem pratica. Isto sem falar que praticar o esporte exige concentração, o que resulta na melhora da tomada de decisões e resolução de problemas.

— Sempre tentamos relacionar as atividades do aquecimento de acordo com a atividade seguinte, o jogo no caso do futebol. Quando falamos em corpo, não nos referimos apenas na visão fisiológica e biomecânica da coisa, mas também psicológica — ressalta o preparador.

:: Os dias estão mais longos e convidam: exercite-se ao ar livre neste verão

Leia mais
Comente

Hot no Donna