Livro sobre plantas medicinais registra segredos de cura dos antepassados

Há 19 anos, grupo de terceira idade da Capital estuda fitoterapia com orientação de biólogos e cultivo de horto próprio

Alho pode ajudar no combate à pressão alta
Alho pode ajudar no combate à pressão alta Foto: Alessandro Paiva

Um grupo de senhoras que estuda as propriedades medicinais das plantas há 19 anos acaba de lançar um livro reunindo conhecimentos e receitas de vó. Mas não são apenas os estudos fitoterápicos, conduzidos por uma doutora na área, que elas revelam na obra. “Caminho das Plantas” reúne também aquelas receitas caseiras, que foram passando de geração em geração. Tudo com comprovação médica e sanitária, com base no que aprenderam entre oficinas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o cultivo de plantas em um horto na igreja São Francisco. E isso do alto de seus mais de 70 anos de idade.

? Nossa fundadora, que já faleceu, era bióloga, por isso pudemos ter acesso a informações comprovadas sobre as plantas que já utilizávamos em tratamentos que aprendemos com a vida, passados por nossos familiares ? conta a coordenadora do grupo, Darcila Fait, 79 anos.

A Oficina de Plantas Medicinais Delvina Luiza Baldi de Andradades ? o nome é uma homenagem á fundadora do grupo ? fabrica pomadas, tinturas e chás com as ervas que cultivam. Elas também ensinam outras pessoas a fazerem o mesmo, sempre alertando para as contraindicações. Para elas, publicar o livro é uma realização pessoal, além de uma forma de manter vivos os ensinamentos.

Dona Darcila, que desmarcou uma cirurgia de catarata porque o óleo de bálsamo recuperou sua visão, adianta algumas receitas para os leitores do Bem-estar. Interessados na obra podem entrar em contato pelo telefone (51) 3331-8841. O valor é R$ 15.

:: Para reduzir o colesterol

Prepare um suco concentrado de folhas de bardana com água. Bata no liquidificador e tome pela manhã, em jejum. Baixa em 10 dias.

:: Para catarata, conjuntivite e glaucoma

Quebre uma folha de bálsamo alemão e coloque uma gota do gel em cada olho, diariamente.

:: Para pressão alta

Coloque um dente de alho picado em um copo de água. Deixe durante a noite e beba em jejum na manhã seguinte. Reduz também o colesterol.

Leia mais
Comente

Hot no Donna