Low carb, glúten free, detox: saiba os perigos das dietas da moda

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Na tentativa de perder peso em tempo recorde, muitas mulheres optam por fazer as famosas “dietas da moda”, que prometem resultados rápidos com restrições alimentares que podem ser perigosas para sua saúde.

Sem lactose, glúten free, low carb, detox. São muitas as opções! No entanto, as dietas da moda quase sempre recomendam a exclusão de algum grupo alimentar e, consequentemente, de nutrientes, o que fatalmente afeta o desempenho do organismo.

– A saúde atrelada a uma dieta saudável, balanceada e diversificada é algo que não sai de moda – esclarece a nutricionista Ana Paula Del’Arco, consultora da Associação Brasileira de Laticínios.

Veja alguns exemplos e saiba dos perigos:

Sem lactose

Retirar a lactose da dieta não emagrece, explica Ana Paula. A lactose é um nutriente, é o açúcar do leite, que deve fazer parte de uma dieta balanceada. A lactose não traz malefícios para a saúde, exceto para aquelas pessoas com intolerância à lactose diagnosticada.

O leite e seus derivados são fontes de proteína de alto valor biológico, além de conterem minerais e vitaminas em abundância. Dentro de uma dieta balanceada, os lácteos contribuem para a manutenção do peso saudável, sendo seu consumo recomendado para todas as fases da vida do ser humano, desde crianças, adolescentes, adultos, praticantes de atividade física, gestantes, lactantes e idosos.

Glúten free

Nos últimos anos, se percebeu que muitas pessoas passaram a excluir glúten da sua alimentação. O glúten é a fração proteica do trigo e não faz mal para a saúde, exceto para aqueles com doença celíaca.

Remover ou reduzir drasticamente o consumo de glúten para quem não tem contraindicação é incorrer no erro de fazer substituições que podem prejudicar a saúde, além de desenvolver uma sensibilidade antes inexistente.

Low carb

Na versão repaginada da famosa dieta de Atkins, frutas e legumes são as únicas fontes de carboidratos da dieta.

– Nesta dieta a monotonia alimentar é bastante forte, acarretando na privação de diversos nutrientes para o adequado funcionamento do corpo – alerta Ana Paula.

Sucos detox

Os sucos detox já estiveram mais em alta, mas ainda são adotados por muitas pessoas no intuito de desintoxicar, desinchar ou de “purificar o organismo”. Entretanto, a privação de nutrientes e de fontes consistentes de energia para o corpo acabam intoxicando ainda mais o organismo. E os efeitos não param por aí: tomar apenas sucos por 2 ou 3 dias diminui a frequência intestinal, aumentando o acúmulo de toxinas no intestino, e prejudica a frequência de evacuação.

Fica o alerta

Fazer dietas para emagrecer ou para ganho de peso, sem a devida orientação, pode causar sérias complicações para o organismo. Cada pessoa tem necessidades específicas e individuais, e por isso, o acompanhamento de um profissional é fundamental.

– O equilíbrio e a variedade na dieta são fundamentais para garantir a adequada nutrição do organismo, sem deficiências e sem excessos nutricionais – pondera Paula.

Leia mais:
:: 5 estratégias para evitar o efeito sanfona

Leia mais
Comente

Hot no Donna