Mariana Kalil: Ioga infantil para começar bem a vida

Sempre gostei de manter o corpo em movimento, pois acredito que isso faz ainda mais bem para a mente do que para o físico da gente. E mente sã é corpo são. Quando fui morar em Barcelona, estava no auge de um treinamento diário com um personal trainer. Eu vivia em SP, ganhava bem e podia me dar o luxo de, pela primeira vez na vida, malhar com o auxílio de um personal.

:: Veja outras colunas da Mari Kalil em Donna

Tinha feito uma poupança pra me dar esse privilégio de morar na Europa durante dois anos. Claro, eu trabalharia lá pelas tantas, mas essa chegada a um país desconhecido tinha que ser pelo menos um pouco confortável em um primeiro momento. Só que eu sabia que, por mais confortável que fosse, não incluiria o luxo de ter um personal trainer europeu. Aqui do Brasil fiquei pensando em qual academia eu ia me matricular, como seria meu treino, em que momento do meu dia… Tudo bobagem. É uma mania boba da gente querer ficar imaginando o futuro antes de vivê-lo no presente.

Em março do ano de 2003 fui apresentada à ioga em um centro de ioga localizado próximo ao CCBB de Barcelona. E a ioga transformou minha vida. Mas a ioga só transformou minha vida porque tive a sorte e o privilégio de cair nas mãos da pessoa certa: Upender Arya. Recém-chegado da Índia, Upendra (como sempre o chamei) era, como eu, também um estranho em Barcelona. Sequer falava espanhol. Tornei-me sua discípula, aprendi a ioga em sua essência, bebi da fonte do conhecimento da prática, sei que fui muito, muito abençoada por isso e agradeço todos os dias ter tido a sorte de contar com Upendra de professor e mestre.

yoga_criancas_3

Nunca mais sofri de dores nas costas, meu corpo ficou mais bonito, mais esguio, mais elegante. Minha postura se transformou. Mas mais, mais do que tudo isso: minha cabeça se iluminou de uma forma que é impossível descrever. Só experimentando para saber. Fui discípula de Upendra no sentido de dar aulas infantis. Tive alguns aluninhos muito queridos e garanto: a prática da ioga infantil pode ajudar a tranqüilizar a energia dos pequenos e transformá-los em adultos mais felizes e emocionalmente equilibrados.

Os benefícios da ioga para as crianças são inúmeros: alívio de doenças respiratórias e psicossomáticas, auxílio na perda de peso e na melhora de desordens do aparelho digestivo, aumento da autoestima e da confiança, aprimoramento da concentração nos estudos e da memória. Com a prática, essa criança tende a ser um adulto mais tolerante, seguro de si, amável, compreendendo o mundo de uma forma muito mais clara e objetiva, pois entenderá que toda mudança externa se inicia com a mudança interna.

Durante as aulas,  são desenvolvidas técnicas respiratórias (Pranayamas) que auxiliam na construção dos ásanas (como são chamadas as posturas da yoga), e isto mantém a atenção e a motivação das crianças. Algumas técnicas estimulam a concentração e a atenção, ideais para ásanas de equilíbrio. Outras produzem o efeito de relaxamento e calma. Em cada série, o professor dá esses estímulos de acordo com o objetivo a ser alcançado. Isso faz com que as crianças sintam vontade em praticar.

Kids and woman doing exercises with balls

Boa parte dos ásanas executados pelos adultos podem ser praticados pelas crianças, bem como a respiração lenta e profunda, com movimentos suaves e com tempo de permanência mínimo – sempre respeitando o limite de cada uma, assim como ocorre com os mais velhos. É lindo de ver eles concentrados respirando e olhando para o interior.

A principal diferença entre as aulas para adultos e para as crianças está na forma de abordar e aplicar cada etapa. Não há mistérios e nem restrições de prática na ioga infantil – as crianças podem fazer de ásanas simples até mesmo as posturas invertidas – que consideram pura diversão. Adquirir bom há hábitos desde a infância e se divertir com isso. Precisa mais para começar bem a vida?

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna