Médico lista 12 dicas para quem pretende realizar uma cirurgia plástica

Antônio Carlos S. Minuzzi Filho salienta os cuidados importantes antes de passar por procedimentos

Foto: STOCK XCHNG

A busca de melhorias estéticas através da realização de cirurgias plásticas está cada vez mais habitual entre as brasileiras. E apesar da garantia de procedimentos seguros e técnicas aperfeiçoadas, é importante tomar alguns cuidados antes de enfrentar qualquer procedimento cirúrgico.

O cirurgião plástico Antônio Carlos S. Minuzzi Filho, especialista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, listou 12 dicas essenciais para o pré-operatório:

1 – Procure se informar sobre o seu cirurgião. Um dos primeiros passos é procurar o nome do profissional no cadastro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o que pode ser feito por meio do site da entidade (www2.cirurgiaplastica.org.br), para confirmar que ele tenha a formação ideal.

2- O período pré-operatório é muito importante, pois é o momento em que paciente e médico se conhecem, de fazer exames e retirar dúvidas. Não se submeta a uma operação sem cumprir esses passos.

3- É muito importante que o cirurgião explique detalhadamente o procedimento e, principalmente, as possíveis complicações pós-operatórias e os cuidados necessários para diminuir ao máximo o risco cirúrgico. É importante também que o cirurgião informe explique a cicatrização.

4 – Cirurgia não é mágica. Por isso, desconfie de facilidades como cirurgias milagrosas ou preços incoerentes com os procedimentos. Desconfie de barganhas ou de ofertas muito baratas.

5 – Não surgem novidades o tempo todo. Existe, sim, boas técnicas estabelecidas que quando bem usadas geram excelentes resultados.

6 – A lipoaspiração não é segura quando realizada fora do ambiente hospitalar.

7 – O melhor momento para ser submetida a uma cirurgia é quando o paciente consegue se organizar para não ficar preocupada com assuntos ligados ao trabalho ou ao lar. Na recuperação, a saúde é prioridade. É necessário programar os primeiros dias de pós-operatório para descansar.

8 – O período de recuperação é muito importante, por isso obedeça todas orientações dadas por seu cirurgião.

9 – Só faça uso das medicações prescritas pelo seu médico. Evite a automedicação e obedeça horários e doses das drogas conforme a receita.

10 – É muito importante manter o acompanhamento e comparecer a todas as consultas marcadas antes e após a cirurgia.

11-  É importante que o paciente tabagista esteja ciente do aumento dos riscos de complicações cirúrgicas. Por isso, é importante tentar eliminar o cigarro da rotina por, no mínimo, 30 dias.

12 – No dia da cirurgia, o paciente deve se programar para chegar com antecedência ao hospital e levar roupas largas e confortáveis para vestir quando tiver alta, e também óculos escuros, no caso de cirurgias das pálpebras.

As últimas do Donna
Comente
  • Fabiane Rodrigues de Almeida

    Muito legal as dicas. Fiz a minha plástica na clínica Master Health e foi a realização de um sonho! Coloquei 200 ml de silicone em cada seio e estou amando o meu novo ‘visual’. Super indico a clínica, pois eles são ótimos!

Hot no Donna