Mix de caminhada e repouso para combater as varizes

Problema pode começar cedo, a partir dos 35 anos, e é agravado pelo sedentarismo

Foto: Stock Images

Cerca de 60% das mulheres com mais de 50 anos sofrem com varizes. O problema, no entanto, pode começar a se manifestar bem mais cedo.

– As varizes costumam aparecer principalmente em mulheres a partir dos 35 anos. Apesar de genética ser a causa mais comum, outros fatores também são importantes, como obesidade, gravidez, vida sedentária, uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal, além de cigarros – alerta o cirurgião vascular Ricardo Tebaldi.

As varizes apresentam um fluxo sanguíneo invertido e se manifestam com acúmulo de sangue no vaso, que dilata. Caminhadas são uma boa forma de lutar contra o problema. O exercício auxilia no fortalecimento da musculatura, que funciona como uma bomba muscular impulsionando o sangue para o abdômen, evitando assim o refluxo e possibilitando o retorno venoso adequado. Outra dica é manter as pernas esticadas ou para cima nos momentos de repouso, o que vai facilitar o retorno do sangue para a virilha, reduzindi o inchaço das pernas.

Ricardo Tebaldi chama atenção para um mito ouvido frequentemente: cruzar as pernas não causa varizes. Esse gesto só é prejudicial em pessoas com veias muito dilatadas e em áreas de dobra.

Leia mais
Comente

Hot no Donna