Motorista deve fazer alongamento antes de colocar o pé na estrada

Paradas durante o trajeto também são importantes para relaxar musculatura

Alongamento deve seja adotado como prática diária para manter musculatura fortalecida
Alongamento deve seja adotado como prática diária para manter musculatura fortalecida Foto: Flávio Neves

No verão, é habitual dirigir por horas para chegar ao local de férias. Sem algumas precauções, o condutor pode chegar ao destino sem condições de aproveitá-lo, por conta de dores nas costas e nas pernas. Para não estragar o passeio, a dica é fazer alongamento antes e depois da viagem.

Segundo o ortopedista Agnaldo de Oliveira Junior, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, de São Paulo, também é importante fazer paradas durante o trajeto para alongar a musculatura. O alongamento pode ser feito em pé ou sentado: com os joelhos retos a pessoa deve tentar alcançar os pés com as mãos.

Antes de pegar a estrada

? O hábito de dirigir com uma carteira no bolso traseiro da calça não é indicado, pois o volume comprime os músculos na região glútea, podendo provocar dores na perna.

? A posição mais indicada para o banco do motorista é com o encosto ligeiramente inclinado para trás, de forma a acomodar melhor a coluna.

? Uma sugestão é o uso de uma almofada de apoio em casos de hiperlordose (quando a pessoa tem uma curvatura acentuada na região cervical e lombar da coluna).

? O ideal é que o alongamento seja adotado como prática diária, independente de viagens longas, para manter a musculatura fortalecida.

Leia mais
Comente

Hot no Donna