Mulheres comem mais doces do que os homens, aponta pesquisa

Sabe aquele chocolate que você come nos dias em que a TPM está mais difícil? Pois então, é melhor pensar em diminuir. Isto porque uma pesquisa apontou que mulheres consomem mais açúcar do que os homens, sobretudo quando se trata de doces. E outra: a oscilação hormonal característica da tensão pré-menstrual é uma causa determinante no consumo de alimentos mais açucarados.

— Durante o período que antecede a menstruação há uma queda no nível de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Uma vez em queda, existe um aumento da fome, principalmente pelos doces, na tentativa de regularizar este nível — explica Daniel Magnoni, ocardiologista e chefe de nutrição do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, responsável pela pesquisa.

:: Sem açúcar, por favor! 10 dicas para reduzir a vontade de comer doce
:: Sem açúcar e sem gordura! Como fazer um bolo de banana e aveia

Para o estudo, realizado pelo Instituto Dante Pazzanese, foram entrevistadas 1199 pessoas que faziam uso do açúcar e 53,5% eram mulheres. Entre as escolhas favoritas das entrevistadas, 45% preferem bolos, doces caseiros, biscoitos e bolachas. Já o chocolate é a preferência de 37% delas. Ainda de acordo com a pesquisa, 65% das entrevistadas disseram que usam o açúcar refinado nas preparações alimentares. De acordo com a nutricionista Marcia Daskal, o ingrediente pode fazer parte da dieta, mas precisa ser consumido com equilíbrio.

tumblr_mdr3c9fnnJ1ryf42jo1_500

— Já é sabido, e muitas pessoas até acham repetitivo, que o sucesso está na ingestão balanceada do açúcar. Retirá-lo da alimentação não é preciso e nem necessariamente mais saudável. Ao contrário, corre-se o risco de aumentar a vontade de comê-lo, principalmente pela sensação do ‘proibido’. Para não exagerar na dose, a mulher pode fazer um diário do que ingeriu na semana. Isso ajuda a visualizar os momentos em que o corpo mais pede açúcar, como na TPM, por exemplo — observa.

Então é bom ficarmos de olho, hein!
:: Compulsão por açúcar? Saiba quando o hábito de comer um “docinho” passa dos limites
:: Aprenda a fazer 3 receitas light com batata doce

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna