Nova técnica fitness abdominal promete cintura enxuta e realinhamento postural

Foto: Mateus Bruxel
Foto: Mateus Bruxel

Por Camila Kosachenco

Já pensou em reduzir o abdômen apenas respirando? Pois esta é a promessa da Low Pressure Fitness (LPF), popularmente conhecida como técnica da “barriga chapada”. A aula foi desenvolvida na Europa e desembarcou no fim do ano passado no Brasil. 

O método se baseia em posturas isométricas e abdominais hipopressivos, que diminuem a pressão no abdômen, promovendo uma sucção na região e ajudando a conquistar uma cinturinha mais enxuta. Bônus: trabalha os músculos respiratórios, promove um realinhamento postural, reduz os efeitos da famosa bexiga caída e ajuda na recuperação após o parto.

Quem carimbou o passaporte de entrada da técnica aqui no Brasil foi a personal trainer Carol Lemes, embaixadora e diretora-executiva do método LPF no Brasil. Ela realizou o treinamento com os profissionais da academia Cia Athletica, que já oferece a modalidade em suas filiais, inclusive em Porto Alegre. Por aqui, a sessão dura 15 minutos e é seguida por uma aula de alongamento. Se você curte modalidades como mat pilates e yoga, o LPF é uma ótima pedida. Mas e os resultados?

– Visualmente, o que a gente mais consegue perceber é a diminuição da cintura. É por isso que ela é chamada de aula da barriga negativa. Normalmente, a gente vê bastante diferença em 12 sessões – garante a líder da ginástica da Cia Athletica da Capital, Daniele Gomes.

– Esse é o tempo que o corpo precisa para fazer as adaptações – diz Carol.

Outro benefício observado pela professora da Cia Athletica Daniella Criverallo é a melhora na respiração, o que colabora – e muito – para controlar a ansiedade.

Como fazer o abdominal LPF

Fique deitada no chão, com joelhos dobrados, calcanhares no chão e ponta dos pés para cima. Os braços devem ficar esticados ao longo do corpo, sem encostar no chão. Respire normalmente. Inspire de novo e libere todo o ar. Faça apneia, coloque o umbigo nas costas e abra as costelas até quando não aguentar mais e puxe o ar novamente.

Em pé, desequilibre-se um pouco para frente. Mantenha os braços esticados e contraídos na lateral do corpo. Faça força com os dedos dos pés para segurar o peso do corpo. Inspire lentamente. Expire. Inspire mais uma vez e expire soltando todo o ar. Quando não houver mais ar, feche o nariz, coloque o umbigo nas costas e abra as costelas (imagine que está segurando o xixi). Fique na posição o quanto aguentar.

Leia também
:: Looks fitness chique

Foto: Mateus Bruxel
Foto: Mateus Bruxel

Barriga negativa até em repouso
Com a prática, o abdômen fica “treinado”para ficar retinho, como explica Carol Lemes:
– De tanto você colocar o abdômen para dentro, quando estiver em repouso, a região já fica contraída sem esforço.

Corpo mais feminino
Diferentemente de práticas como a musculação, que promovem um aumento da massa muscular, a técnica Low Pressure Fitness ajuda a tonificar a região.
– As adeptas não querem músculo, e sim um corpo mais feminino – diz Carol.
Em tempo: vale lembrar que a modalidade não substitui nem exclui outras práticas, como a musculação, por exemplo.

Leia também
Tendências fitness para 2016

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna