Nutricionista dá dicas para preparar uma festa junina sem muitas calorias

Comidas como salsicha, paçoca, arroz doce e canjica são altamente calóricos

Foto: Tatiana Cavagnolli

É chegado o período das festas juninas no país e junto a preocupação com os quilos a mais que vêm com a gostosuras típicas da celebração. Comidas como salsicha, paçoca, arroz doce e canjica, por exemplo, possuem cerca de 363 calorias em apenas 100 gramas. Pensando em quem não quer interromper a dieta, a nutróloga Ana Luísa Vilela, da clínica Slim Form, de São Paulo, dá dicas de como fazer um arraial mais saudável. Acompanhe:

1 – Troque o cachorro-quente por um lanche de carne desfiada. É uma boa opção para fugir dos embutidos e, se o pão for integral, melhor ainda.

2 – Milho e pinhão cozidos se forem consumidos em pouca quantidade não dão a sensação de exagero na comilança.

3 – Nos doces, aposte nos derivados do milho verde, como o cural, e evite os extremamente açucarados, como o doce de leite, a paçoca e a canjica.

4 – Prefira alimentos como a batata doce a as oleaginosas (amendoim e castanha). A batata doce tem vitaminas como a A e a B, potássio, ferro, fósforo, cálcio a antocianinas, que ajudam os praticantes de exercícios a recompor as energias. Já as oleaginosas, são ricas em gorduras boas que ajudam na produção de serotonina, o hormônio do prazer.

5 – Na hora de preparar o quentão, troque o açúcar branco pelo mascavo ou adoçante e, se possível, deixe de lado o álcool.

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